Logo da CBIC
23/09/2019

Incorporar em áreas contaminadas pode ser um bom negócio

Em algumas metrópoles, a saída de grandes indústrias acabou deixando para trás grandes terrenos contaminados. Em São Paulo, por exemplo, há casos de parques industriais que ocupavam de 3 mil a 100 mil metros quadrados, em regiões bem localizadas, e que, por isso mesmo, acabaram virando alvo do mercado imobiliário. Para subsidiar empresas com conhecimentos específicos para a tomada de decisão de empreender – ou não – nessas áreas, a Universidade Secovi realizará curso de 17 de outubro a 5 de novembro sobre o tema.

Nos últimos anos, a Gestão de Áreas Contaminadas (GAC) foi normatizada por atos dos mais diversos órgãos de controle, legislação estadual, municipal e normas federais. Em alguns estados existe, inclusive, incentivo para ações dessa natureza. O setor imobiliário, com base nesse conjunto de regras, é, hoje, o principal agente descontaminador de terras.

Isso se dá pelo o fato de o custo de aquisição desses terrenos ser descontado do valor da compra, o que, eventualmente, pode ser um bom negócio para a incorporadora. Chegar a esse cálculo, contudo, exige conhecimento adequado de GAC, principalmente quando o proprietário do imóvel não possui as condições necessárias para atender a legislação ambiental.

Entender o processo de GAC confere uma vantagem competitiva, pois permite incorporar em terrenos grandes, bem localizados e que podem ser negociados a um preço menor em função da situação ambiental. Casos típicos de terrenos muito bem localizados são postos de combustíveis, que representam mais de 70% do total de áreas contaminadas do Estado de São Paulo, por exemplo. Inclusive, a descontaminação em postos, por tratar-se de compostos conhecidos e com diversas técnicas disponíveis, normalmente apresentam custos menores do que em áreas industriais.

Voltado a incorporadores, engenheiros, arquitetos, advogados e gestores de empresas de consultoria, o curso pode ser feito por transmissão simultânea de qualquer lugar do País.

Mais informações no link: http://bit.ly/2kAPdAI

 

 

COMPARTILHE!
Comissão da Indústria Imobiliária
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.