Logo da CBIC
05/02/2019

Alta no crédito imobiliário é destaque em debate do Secovi

As expectativas otimistas para os financiamentos imobiliário este ano foram um dos temas abordados no Secovi-SP Debate desta terça-feira (5). O programa contou com a participação do vice-presidente de área da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)  e presidente da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da entidade, Celso Petrucci.

Produzido pelo Sindicato de Habitação de São Paulo (Secovi-SP), o debate foi transmitido pela página de Facebook do órgão, onde é possível assistir essa e outras edições na íntegra.

O economista Celso Petrucci (direita) representou a CBIC no Secovi-SP Debate.

Petrucci, economista chefe do sindicato, analisou o bom desempenho do crédito imobiliário em 2018 — que teve crescimento expressivo, após três anos de quedas. “Para o empresário, após seus financiamentos minguarem em 2016 e 2017, é um alento ver que cresceram em 2018, e há uma expectativa de que a tendência continue em 2019”, ressaltou.

Debate abordou lei do distrato e programa Minha Casa Minha Vida

A sanção da lei do distrato, em 28 de dezembro, e o impacto positivo que teve no mercado foram outros temas discutidos. Petrucci enfatizou a importância de consolidar esse marco regulatório.

“Foi um ganho que vai se refletir na concessão de financiamento dos bancos para os incorporadores, que se sentem mais seguros de financiar as construções, além do construtor se sentir mais seguro de vender o imóvel na planta, com menos riscos judiciários”, comentou o economista.

O convidado tratou, ainda, das previsões para este ano em relação a financiamentos por meio do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). “Vamos passar por um paradoxo. Temos demanda, temos empresas especializadas no Programa Minha Casa Minha Vida e vamos ter menos recursos que ano passado. É um problema que vamos viver e sobre o qual temos alertando as empresas do setor”, pontuou.  

O debate contou também com a participação do engenheiro e administrador Fabrizio Ianelli, vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) e responsável pela área de negócios imobiliários do Banco Santander. A apresentação do programa fica a cargo da jornalista Denise Campos de Toledo.

COMPARTILHE!