Logo da CBIC
13/04/2018

Setor da construção aposta em inovação para crescer e construir um País melhor, ciente de que não basta ser eficiente, tem que inovar

Novos modelos de construção serão apresentados no próximo mês de maio durante o 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic)

Inovação é a palavra-chave para o desenvolvimento do setor da construção e do País e exemplos como os da empresa Vitacon Incorporadora e Construtora – que, há cerca de 9 anos no mercado imobiliário de São Paulo, já desponta como a maior construtora brasileira de unidades compactas residenciais e comerciais – reforçam o entendimento do setor. Mais do que uma solução para a escassez de moradias, a empresa propõe um novo estilo de vida urbano, com mobilidade e economia no compartilhamento de espaços, simplificando a vida dos moradores, o que a tornou líder no segmento e referência no conceito da vida sob medida, apesar de também construir empreendimentos com unidades maiores, de até 144 metros quadrados. O destaque, no entanto, são os apartamentos lançados no ano passado, com 10m² e uma fila de espera de três interessados por unidade.

Líder no movimento e conhecido por inovar no desenvolvimento e construção dos menores empreendimentos residenciais e comerciais, bem como propor novos modelos de financiamento, o CEO da Vitacon, engenheiro Alexandre Lafer, é um dos palestrantes já confirmados para o 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), que será realizado pela Associação dos Sindicatos da Indústria da Construção Civil do Estado de Santa Catarina (Asics), com a promoção da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), nos dias 16, 17 e 18 de maio, em Florianópolis, Santa Catarina. “O Enic é uma excelente oportunidade para a troca de experiências e de informações sobre o setor da construção. Neste ano, o foco será inovação e tecnologia, tendo como tema central Inovar e crescer, construindo um país melhor”, destaca o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

 

INOVAR PARA CRESCER

Nas últimas duas décadas, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dobrou o número de “famílias” que são unipessoais, ou seja, pessoas que moram sozinhas. Houve uma queda no número de casais com filhos e aumentou o número de casais sem filhos, o que reforça que cresce no País a demanda por imóveis residenciais menores.

Unidades como as de 10m², menor apartamento da América Latina, localizado em Higienópolis, na capital paulista, contam com áreas comuns que são compartilhadas, como o coworking, lavandeira, cozinha compartilhada, cinebar, guarda-entregas para delivery, ferramentas compartilhadas e academia equipada, e têm sido cada vez mais procuradas.

Apesar de não terem, por exemplo, vagas de garagem, os imóveis estão bem localizados e com fácil acesso a metrô, ônibus, ciclovias e ciclofaixas, o que tem agregado valor ao produto e despertado cada vez mais o interesse de pessoas que desejam uma vida longe de engarrafamentos e estão dispostas a irem para o trabalho caminhando ou de bicicleta.

Inovador, o movimento estimula a integração, a sustentabilidade e a colaboração para transformar a vida das pessoas. Para o vice-presidente da CBIC e diretor da Goldsztein Administração e Incorporações Ltda, Ricardo Antunes Sessegolo, o painel será uma ótima oportunidade para os empresários de outras regiões tomarem conhecimento de produtos inovadores e com sucesso e, quem sabe, até uma oportunidade de negócio. “No mercado imobiliário, quando a gente pensa que não tem mais nada para acontecer, vem a Vitacon com um produto pequeno para atender, por exemplo, executivos que viajam do Rio Grande do Sul para São Paulo”, destaca Sessegolo, completando que “será interessante saber como a empresa teve essa ideia, como formatou esse produto e como alavancou o negócio. Quem sabe a empresa não pode expandir para outras cidades do Brasil, tendo ele como participante”, diz Sessegolo, que será o mediador do painel do dia 17 de maio da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC, que abordará o tema Incorporação Imobiliária – Tendências e Novos Produtos. Na ocasião, o público, composto por empresários e profissionais do setor da construção, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e a imprensa, terão a oportunidade de conhecer essa nova tendência urbana e os produtos que vêm ganhando adeptos pelo País no compartilhamento de moradias.

 

OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS

Durante o painel da CII/CBIC, cujo programa de trabalho no 90º Enic conta com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), os participantes além de conhecerem os novos produtos e as tendências do mercado imobiliário nacional, também terão uma visão de futuro para as habitações no Brasil, que será apresentada pelo vice-presidente Interino de Habitação da Caixa Econômica Federal, Paulo Antunes. “Precisamos construir uma visão de futuro para Habitação, alinhada as novas tendências, tecnologias e sobretudo jeito de viver da sociedade Brasileira”, destaca Antunes. Já Rodrigo Bicalho, sócio da Bicalho e Mollina Advogados, abordará a concepção do produto arquitetônico e a formatação jurídica de negócios como coliving, multipropriedade, coworking, moradia estudantil, entre outros.

A 33 dias do 90º Enic, os interessados ainda podem se inscrever pelo site do evento, clicando aqui  e ter acesso a programação completa do maior encontro anual do setor da construção, que abordará temas que podem fazer a diferença no dia a dia da sua empresa.

 

COMPARTILHE!
Comissão da Indústria Imobiliária
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.