Logo da CBIC
26/04/2022

CBIC apoia Construa Brasil para melhorar o ambiente de negócio no setor

Com a participação de representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e de empresários e profissionais da cadeia produtiva da construção, o governo federal lançou oficialmente nesta terça-feira (26/04), durante evento da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), em Brasília, o projeto Construa Brasil. A ação tem como objetivo melhorar o ambiente de negócio do setor da construção, retirando barreiras atuais e incentivando as empresas à modernização.

Para isso, foram estabelecidas metas relacionadas à convergência dos Códigos de Obras e Edificações, à melhoria do processo de concessão de alvará para construção, à difusão do Building Information Modeling (BIM) no Brasil, aos desdobramentos da Estratégia BIM BR e ao incentivo à coordenação modular e à construção industrializada.

Também foi lançado o site Construa Brasil e dois dos primeiros guias do projeto:

  • Guia Orientativo de Boas Práticas para Códigos de Obras e Edificações
  • Guia Orientativo de Boas Práticas para Obtenção de Alvarás de Construção

“O Construa Brasil surge no contexto de muita necessidade de resgatar a produtividade do setor da construção civil”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Glenda Bezerra Lustosa.

O projeto tem nove metas, oito delas em andamento, e 31 submetas. “As metas estão estruturadas em três pilares: desburocratização, digitalização e industrialização”, frisou Glenda Lustosa.  

Ao declarar oficialmente lançado o projeto, a secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques Consentino, ressaltou que o setor de construção certamente tem um papel muito importante para a atividade econômica, para a geração de empregos e para a retomada econômica como um todo. “É nesse contexto que a gente está aqui para se unir em um projeto, não só na proposta, mas também nos caminhos para desburocratizar, industrializar e digitalizar. Foi através da digitalização que a gente conseguiu combater a pandemia e sair da crise”, mencionou.

“A tecnologia, o BIM e a desburocratização são essenciais para que o setor da construção possa transformar a economia mais competitiva. É muito importante que estejamos mais eficientes a cada dia para que possamos, por meio da infraestrutura e do investimento, tornar uma economia mais pujante”, avaliou o presidente da entidade, José Carlos Martins, ao parabenizar a Sepec/ME pela iniciativa.

Dionyzio Klavdianos, presidente da Comat/CBIC

O presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat), Dionyzio Klavdianos, reiterou o compromisso da CBIC com o projeto e desejou sucesso na implementação das suas metas.

O executivo ressaltou que produtividade, implantação de inovação, tecnologia, qualidade e melhor condição de vida para o trabalhador da construção civil são temas candentes para a construção civil. “A CBIC tem prestado importantes serviços ao setor. Temos uma série de temas afetos à inovação, especificamente na questão do BIM, que permeia quatro das oito metas do projeto”, disse.

Klavdianos apontou trabalhos da entidade sobre o assunto, como a Coletânea BIM da CBIC, base para muitos que começam nessa inovação, e o trabalho conjunto com o Senai na disseminação do BIM em todos os estados brasileiros para levar a cultura aos empresários da construção, seguido pelas ações do BIM Colaborativo.

Também participaram da cerimônia de lançamento:

  • Diogo Costa, presidente do Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
  • Igor Cavelt, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)
  • Rodrigo Dias, diretor presidente da Rede Catarinense de Inovação (Recepeti)
  • Wilton Catelani, presidente do BIM Fórum Brasil

Dentre as lideranças homenageadas durante o evento e que estão à frente das metas do Construa Brasil:

  • Alessandra Beine, gerente de projetos da CHIS e da CII/CBIC e líder do Grupo Técnico Consultivo das Metas Convergentes dos Códigos de Obras e Edificações e de Melhoria do Processo de Concessão de Alvará
  • Wilton Catelani, líder da meta de Desenvolvimento do EAD de Capacitação BIM
  • Raquel Ribeiro, líder da meta de Difundir o BIM seus benefícios.

Quer saber mais? Confira a apresentação de resultados do programa Construa Brasil e conheça as propostas para modernizar no canal MP Streaming no YouTube.

COMPARTILHE!
Comissão da Indústria Imobiliária
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.