Logo da CBIC
21/10/2021

Enic: Startups impulsionam a inovação no mercado imobiliário

Em 2020, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) mapeou o nível de digitalização das construtoras e incorporadoras do país. Nesta quinta-feira (21/10), o 93º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) reuniu uma equipe de craques de empresas e startups que estão se reunindo em rubs e ecossistemas para impulsionar a inovação no mercado imobiliário brasileiro, durante oficina online que tratou do tema.

A 1ª etapa da Pesquisa de Digitalização “Transformação Digital na Indústria da Construção – Maturidade de Construtoras e Incorporadoras” foi conduzida pelo Grupo CBIC Jovem. O objetivo do trabalho é impulsionar inovações tecnológicas nas empresas e melhorar o ambiente de negócios e a produtividade, implementando soluções digitais para racionalizar processos burocráticos.

Mateus Alves Martins, que atua na área Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação da Tecnisa e é membro do Grupo CBIC Jovem, informou que a pesquisa, realizada junto a empresas de todos os portes e em todo o país, identificou que a maior parte delas já está buscando a digitalização.

As principais atividades listadas como prioridade para a digitalização foram: gestão da construção, orçamento, planejamento, suprimento e desenvolvimento de projetos. “As empresas já estão começando a trilhar esse caminho da transformação digital.  Entre as principais barreiras apontadas está a falta de integração entre os sistemas e de recursos para investimentos em tecnologia, cultura e competências digitais do time”.

A 2ª fase da pesquisa está em andamento e incluirá as startups, para saber o que as empresas precisam e o que está disponível no mercado.

O gerente geral na Maximus Incorporadora Ltda e coordenador do SECOVI Novos Empreendedores, Rodrigo Abrahão, apresentou a iniciativa que, a partir de 2017, abriu espaço para as startups apresentarem suas soluções para o mercado imobiliário. “As sinergias que surgem com as startups, cada uma focando em pequenas partes da cadeia, estão trazendo grandes avanços para o mercado imobiliário”, salientou, informando que nesta quinta-feira encerram as inscrições para o Concurso MoviMente – Transformação dos Negócios, direcionado às startups interessadas em conectar seus projetos ao mercado imobiliário.

O MoviMente conta atualmente com cerca de 120 startups associados ao NE, que fazem parte do grupo de trabalho do SECOVI Novos Empreendedores. Conheça mais e participe!

O vice-presidente da Área Imobiliária da CBIC e coordenador da oficina, Celso Petrucci, enalteceu a importância dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo CBIC Jovem e pelo SECOVI Novos Empreendedores como fundamentais para que os empresários do setor se integrem e atualizem sobre essas novidades.

O CEO da ConnectData e coordenador de Inovação do SECOVI Novos Empreendedores, Gabriel Borges, ressaltou a importância do apoio das instituições na captação de recursos para o desenvolvimento tecnológico de projetos para a construção civil. “Temos buscado apoio do Secovi e parcerias com a CBIC, Senai, Sebrae para direcionar recursos de fomento para impulsionar a aplicação das tecnologias na construção civil”, frisou.

Como modelo de aplicação de inovação corporativa, o gerente de inovação e processos na EZTEC, Samuel Sfreddo Gosch, destacou que a empresa trabalha com empreendimentos imobiliários e comerciais com enfoque em soluções no ambiente de negócios.

Atualmente, a EZTEC conta com a parceria de 16 startups conectadas à área de negócio. Dentre as soluções implementadas, destaque para a gameficação para treinar corretores e a assinatura eletrônica, que ajudou a vender R$ 700 milhões de VGV em 2020. Informou ainda que para canteiro de obras, a empresa utiliza a plataforma de Consultas de Projetos Eletrônicos, que economiza tempo e evita erros de projetos.

Entraves

Na opinião do Gabriel Borges, o maior entrave observado nas empresas são as barreiras culturais, mas elas vêm sendo quebradas.

Para Samuel Sfreddo Gosch, o entrave é a gestão de mudança de projetos, ancorado em pessoas.

A gestora da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, Cláudia Rodrigues, reforçou que a 2ª fase do Pesquisa de Digitalização está em andamento e que novidades serão divulgadas em breve no CBIC Hoje e nas redes sociais da CBIC.

Perdeu a oficina? Ainda é possível assisti-la no site do evento, bem como o painel “Sua Empresa está Mesmo Digitalizada?”, que complementa o debate desta quinta-feira. É importante lembrar que digitalizar a empresa não significa somente abolir o uso do papel em seu cotidiano. Os recursos tecnológicos podem aprimorar objetivos, processos e produtividade da organização.

A oficina tem interface com o projeto “Melhorias para o mercado imobiliário” da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) e “Desenvolvimento de Lideranças” da Comissão de Responsabilidade Social (CRS), com correalização do Sesi e Senai Nacional.

O 93º Enic é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e de entidades do setor, com patrocínio do Sebrae, OrçaFascio, Konstroi, Agilean, Brain Inteligência Estratégica, Mútua, Predialize, Roca, Sienge + Softplan, Aval, Softwareone, TK Elevators e Frontera.

COMPARTILHE!
Comissão da Indústria Imobiliária
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.