Logo da CBIC
02/10/2020

Rodada de mercado discute panorama do setor durante pandemia

A Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) promoveu nesta sexta-feira (2) mais uma rodada de mercado, com a apresentação dos dados consolidados e comentários das entidades associadas sobre a realidade de cada estado. O presidente da CII/CBIC, Celso Petrucci, apresentou um panorama do mercado mostrando reação positiva, apesar da pandemia.

“O indicador nacional do primeiro trimestre estava com 44% a menos de lançamentos e 2,2% a menos de vendas. Ficou claro que no primeiro semestre o mercado teve dúvidas sobre novos lançamentos, pois foi uma época de se resguardar com medo da crise. Mas a pesquisa apontou que em termos de vendas e por conta do MCMV a resiliência do mercado foi grande. A boa notícia é que no segundo semestre as coisas estão voltando a acontecer. São Paulo, por exemplo, que estava com 50% a menos de lançamentos, hoje já igualou o número de lançamentos e vendas no estado”, disse.

Em sua apresentação, Petrucci lembrou que em 2019 a projeção para financiamento via poupança foi de 78 bilhões de reais e esse ano já passa dos 90 bilhões, mas poucos bancos detêm 95% do crédito imobiliário, o que precisa mudar. “Todas as iniciativas de incentivar fintechs e cooperativas de crédito tem como objetivo dar uma desconcentrada no mercado bancário. Nós já temos percebido que via cooperativas é possível buscar instituições financeiras mais regionalizadas” alertou.

Em relação ao MCMV, Petrucci destacou que hoje cerca de 75% do mercado imobiliário ainda depende desse programa, por isso a importância do papel do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para o MCMV. “Se não fosse a união e forma de articulação da CBIC durante a crise, nós estaríamos correndo risco de não ter recurso do FGTS nem para fechar o ano, mas o trabalho e intervenção perante o Congresso Nacional fez a diferença”, explicou.

Carlos Henrique de Oliveira Passos, da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS) da CBIC, reforçou que as empresas podem melhorar as performances via marketing digital e que “na habitação social os recursos do FGTS ainda sobrevivem, mas expectativa é que ano que vem o cronograma seja melhor”.

Confira a íntegra do Quintas da CBIC sobre jornada da incorporação digital.

Durante o evento, representantes das entidades de cada estado falaram sobre a realidade do setor imobiliário no cenário atual e reforçaram as expectativas positivas para o último trimestre do ano.

A iniciativa tem interface com o projeto ‘Melhorias do Mercado Imobiliário’ realizado pela CBIC, por meio das Comissões da Indústria Imobiliária (CII) e de Habitação de Interesse Social (CHIS), com a correalização do Serviço Nacional da Indústria (Senai Nacional).

COMPARTILHE!
Comissão da Indústria Imobiliária
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.