Logo da CBIC
08/03/2022

Caixa divulga novo manual de normas e procedimentos do FAR na pandemia

Conforme anunciado no último Quintas da CBIC, dia 03/03, pelo secretário Nacional de Habitação, Alfredo dos Santos, a Caixa Econômica Federal publicou, nesta terça-feira (08/03), o novo Manual de Normas e Procedimentos Operacionais (MNPO), com a suplementação de recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) durante a pandemia da Covid-19.

O manual disciplina a atuação dos agentes financeiros – Caixa e Banco do Brasil – no Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), com recursos do FAR. Lembrando que os contratos com pessoa física e jurídica a partir de 12/01/2021 são firmadas no âmbito do Programa Casa Verde e Amarela (PCVA), com base na Lei nº 14.118/2021.

Contratos com pessoa física ou jurídica até 11/01/2021 são firmados no âmbito do PMCMV – FAR, regidos pela Lei nº 11.977/2009 e regulamentações.

O manual visa auxiliar os agentes financeiros na execução do PMCMV, com recursos do FAR, fornecendo uma visão da normatização e regulamentação aplicáveis ao Programa, estabelece os procedimentos operacionais e informações necessárias à verificação da correta aplicação e cumprimento dos atos legais e normativos aplicáveis ao programa.

O  MNPO inclui pontos relacionados à Portaria MDR nº 2.081, de 30/07/2020, que dispõe sobre os procedimentos para a seleção de beneficiários do Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU) ), da Circular CAIXA nº 939, de 01/02/2021 e da própria lei que Institui o Programa Casa Verde e Amarela. Além da suplementação supracitada, inclui itens que tratam do registro dos contratos e distratos, apresenta a opção de redução de escopo do empreendimento por meio da redução da quantidade de unidades habitacionais contratadas para os processos que pleiteiam aporte ou suplementação de recursos e mantém a referência dos valores máximos de aquisição de unidade dispostos na Portaria MCidades nº 114/2018.

O manual prevê ainda alterações no valor do custo de reparação do imóvel que exige vistoria técnica, da validação dos valores da remuneração do AF (Agente Financeiro) e do valor do custo de reparação de imóvel sinistrado, dentre outros.

Importante: o MNPO não deve ser lido de forma isolada – recomendamos a leitura das demais regulamentações utilizadas como referência para a atualização do manual.

Acesse o Manual de Normas e Procedimentos Operacionais (MNPO).

 

COMPARTILHE!
Comissão da Indústria Imobiliária
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.