Logo da CBIC
22/02/2022

CBIC participa de coletiva do 15° Censo Imobiliário de Belém e Ananindeua

O presidente da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Celso Petrucci, participou, nesta terça-feira (22), da coletiva de imprensa para divulgação do 15° Censo Imobiliário de Belém e Ananindeua com os resultados do quarto trimestre de 2021. A iniciativa foi promovida pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon-PA) e contou com a presença de empresas associadas, convidados, representantes de instituições financeiras e imprensa.

Na primeira parte do encontro, Petrucci realizou a apresentação dos Indicadores Imobiliários Nacionais referentes ao quarto trimestre de 2021, que foram divulgados nesta segunda-feira (21) pela CBIC. “O número de vendas de novos imóveis cresceu 12,8% em 2021, em comparação com o ano de 2020. Os lançamentos registraram aumento de 25,9% e a oferta final fechou o período com 3,8% de crescimento. Considerando somente os três últimos meses do ano, em relação ao trimestre anterior, as vendas subiram 3,6%, os lançamentos cresceram 24% e a oferta final ficou em 10,4%”, disse. Leia o release completo com os dados nacionais.

Na segunda parte, o gestor Norte-Nordeste da Brain Inteligência Estratégica (Brain), Claubert Barreto, apresentou os dados de Belém e Ananindeua. De acordo com o estudo, em relação ao terceiro trimestre de 2021, as vendas caíram em 35,7%. No quarto trimestre foram vendidas 338 unidades verticais, 190 unidades horizontais e 35 unidades comerciais.

Barreto ainda apontou que o trimestre apresentou 774 unidades lançadas, enquanto que no último trimestre deste ano, o quantitativo foi de 31 empreendimentos, um crescimento de aproximadamente 2.400%. Quando comparado ao mesmo trimestre de 2020, em que houve 1.556 lançamentos, a queda foi de 50,3%.

Já no número de vendas, nos três últimos meses do segundo semestre de 2021, que correspondem a outubro, novembro e dezembro, 563 unidades foram vendidas, um declínio de 35,7% em comparação ao trimestre anterior, que vendeu 876 imóveis. Quando comparado ao mesmo período do ano passado, que contabilizou 1.681 imóveis vendidos, a redução foi de 65,5%.

As informações do Censo envolveram os lançamentos empresariais do setor, vendas, oferta final, preço e programa de habitação como ‘Casa Verde Amarela’ (CVA), antigo ‘Minha Casa Minha Vida’ (MCMV), em ambos os municípios. Os resultados são referentes a metodologia de pesquisa em campo e técnicas específicas, que identificam as oportunidades no mercado para novos empreendimentos e o consequente atendimento a diferentes faixas de clientes.

O demonstrativo conta, também, com as ofertas de estoque de incorporadoras e dados sobre os lançamentos e vendas, avaliação do mercado residencial estratificado por tipologia, padrões, renda exigida e bairros.

Clique aqui e baixe o estudo na íntegra!

*Com informações do Sinduscon-PA

A iniciativa é ligada com o projeto ‘Melhorias do Mercado Imobiliário’ realizado pela CBIC, por meio das Comissões da Indústria Imobiliária (CII) e de Habitação de Interesse Social (CHIS), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A programação contou com o apoio do Sistema Fiepa e da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Pará (Ademi-PA).

COMPARTILHE!
Comissão da Indústria Imobiliária
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.