Logo da CBIC
21/10/2021

Enic: Mercado Imobiliário demostra otimismo, mas acende luz amarela

Especialistas do mercado imobiliário apontaram nesta quinta-feira (21/10), durante o 93º Encontro Nacional da Indústria da Construção, os desafios das empresas do mercado imobiliário para 2022, como a adequação dos custos de construção, o aumento das taxas de juros e a burocracia, em painel online que tratou do tema.

Ao abordar a estratégia desafiadora do mercado imobiliário para o próximo ano, o diretor da Plaenge, Fernando Fabian, destacou que a empresa está atenta à situação, mas ligeiramente otimista. “O mercado imobiliário se comportou bem durante a pandemia. Apesar da volatilidade, no acumulado do ano passado e deste ano, o resultado é positivo”, disse.

Por outro lado, ressaltou os impactos dos aumentos dos materiais de construção desde o início da pandemia. “O custo real do imóvel aumentou 6 a 7% além do INCC. Quando se trabalha com o imóvel na planta, isso traz incertezas”, enfatizou.

O presidente da Direcional, Ricardo Ribeiro Valadares Gontijo, acrescentou que, do ponto de vista de demanda estrutural por habitação, o cenário é positivo. No entanto, reforçou dois pontos de atenção: custos e juros, em relação ao impacto dessas duas variáveis, tanto no segmento do Casa Verde Amarela quanto no de mercado.

Gontijo salientou que a demanda continua sólida, o crédito continua disponível, mas tem uma luz amarela. “O percentual de aumento de custos foi sentido nos segmentos Casa Verde e Amarela e de mercado, o que tem exigido um aumento de preço para operar com o mínimo de retorno que justifique a atuação e riscos no mercado imobiliário”. Além disso, reforçou que, no cenário de aumento de taxas de juros, preocupa saber qual será o impacto disso no custo do crédito imobiliário. “A Caixa tem tido um papel bastante relevante na manutenção dos patamares de atuação e desenvolvimento do setor, sem um grande impacto da Selic ou da taxa pré-fixada”.

O vice-presidente de Habitação da Caixa, Jair Luis Mahl, enfatizou que a demanda continua forte, a oferta está bem cuidada, há condições diferenciadas para as construtoras pegarem crédito na Caixa e taxas de juros atrativas. “A Caixa Econômica Federal continuará sendo o esteio do setor da construção, dos financiamentos e das pessoas que querem comprar seus imóveis. Sempre atenta a eventuais mudanças e oportunidades que vão surgir”, sublinhou.

Já o vice-presidente da CBIC Região Sudeste, Aristóteles Passos Costa Neto, lembrou a posição desfavorável do Brasil no Relatório do Doing Business Subnacional Brasil 2021, realizado pelo Banco Mundial nos 26 estados e no Distrito Federal, na questão da burocracia, o que representa um aumento de custos para os empresários.

Para Aristóteles, a Jornada do Empreendedor é o grande desafio para o pequeno e médio empresário. Informou que a CBIC tem trabalhado para melhorar essa jornada, o desempenho e a performance desse processo. O objetivo é melhorar o método de aprovação dos projetos de licenciamento de obras e licenciamento ambiental junto às prefeituras e a interlocução do empreendedor com os cartórios.o

Foi registrado que não há distratos, em razão dos cuidados das empresas para que a venda seja sustentável a longo prazo. Assim como, o desafio do mercado em recompor margens com a perspectiva de incremento nos preços dos imóveis, mas com o menor repasse possível, dependendo do cenário.

O painel tem interface com o projeto “Melhorias para o mercado imobiliário” da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC, com correalização do Senai Nacional.

O 93º Enic é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e de entidades do setor, com patrocínio do Sebrae, OrçaFascio, Konstroi, Agilean, Brain Inteligência Estratégica, Mútua, Predialize, Roca, Sienge + Softplan, Aval, Softwareone, TK Elevators e Frontera.

COMPARTILHE!
Comissão da Indústria Imobiliária
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.