Logo da CBIC
18/10/2021

Enic: Marketing Digital exige definição correta de métricas

Importância do treinamento e o uso da tecnologia são fundamentais para o sucesso das vendas no mercado imobiliário

Além de alcançar o cliente com mais precisão, o marketing digital estratégico permite reduzir o valor gasto para se fazer negócios. O assunto foi debatido no painel Marketing Digital e Custos de Vendas no Mercado Imobiliário, realizado nesta segunda-feira (18), durante o 93º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic).O vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Fausto Echer, debateu as melhores técnicas de marketing digital com a CEO da DNA de Vendas, Lúcia Haracemiv; o CEO do Construtor de Vendas; Fábio Garcez, e o diretor de Marketing do Grupo Brasil Brokers, Guilherme França Blumer.

Um dos pontos mais discutidos durante o painel foi a importância do desenvolvimento da equipe de pré-atendimento para o resultado das vendas de imóveis. Nesta etapa do processo é possível se captar os melhores leads, que são os clientes em potencial, e avaliar os melhores canais e campanhas para o sucesso do projeto.

Lúcia Haracemiv ressaltou que quanto mais rápida for a equipe de Sales Development Representatives (SDR), que captam os dados do consumidor e fazem o primeiro contato, melhores serão as vendas. “A resposta ao cliente que se cadastra deve acontecer em até 10 minutos. Você tem que pegar o cliente enquanto ele ainda está navegando pelo site. Isso melhora muito a experiência dele enquanto escolhe o imóvel”, enfatiza.

Blumer acrescentou que essa velocidade no contato com o cliente é indicador de competência da empresa. “Ao atender rapidamente, as chances de ganhar aquele consumidor da concorrência é muito maior”, disse. “Além das pessoas do atendimento, é fundamental que o líder acompanhe todo esse processo”, completou Lúcia.

Métricas de marketing

Além da capacitação e da velocidade no primeiro atendimento, a definição das métricas corretas para cada fase do projeto também foi debatida no Enic. “Não existe uma metodologia ideal para todos os empreendimentos. Cada planejamento deve definir a mais adequada”, recomendou Garcez. Para isso, destacou ele, é necessário treinar as equipes e os corretores, “que são peças fundamentais também para a coleta de dados e avaliação das métricas”.

“É impossível vender sem tecnologia”, completou Lúcia, ao comentar sobre a necessidade de acompanhar o desempenho do marketing e das vendas com os sistemas mais adequados. Fausto Echer, que coordenou o debate, apontou que o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) varia de acordo com o tipo de produto e o segmento em que está inserido, demonstrando que não é possível se uniformizar as métricas de desempenho do marketing para todo o mercado.

O painel tem interface com o projeto “Melhorias para o Mercado Imobiliário”, da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

O 93º Enic é uma realização da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e de entidades do setor, com patrocínio do Sebrae, OrçaFascio, Konstroi, Agilean, Brain Inteligência Estratégica, Mútua, Predialize e Roca, Sienge + Softplan, Aval, Softwareone, TK Elevators e Frontera.

COMPARTILHE!
Comissão da Indústria Imobiliária
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.