Logo da CBIC
27/05/2019

Cai nível de confiança da construção: o menor desde setembro de 2018

O Índice de Confiança da Construção (ICST) caiu 1,8 ponto em maio, para 80,7 pontos, o menor nível desde setembro de 2018 (80,4 pontos), revela a Sondagem da Construção da Fundação Getulio Vargas (FGV). Na avaliação da coordenadora de projetos da Construção da FGV/IBRE (Instituto Brasileiro de Economia), Ana Maria Castelo, o resultado do desânimo observado pelos empresários da Construção é fruto da conjunção de baixo crescimento, contingenciamento de recursos orçamentários e aumento das incertezas.

“A percepção vigente na virada do ano, de que havia uma melhora lenta, mas contínua no ambiente de negócios, dá lugar a um pessimismo, cada vez mais disseminado entre os segmentos do setor. Em maio, o aumento do pessimismo afetou especialmente a área de edificações residenciais e de obras viárias”, destaca Ana Castelo.

Com a queda do ICST em maio, o índice continua sem registrar alta neste ano, e acumula perda de 4,7 pontos nos cinco primeiros meses do ano. O resultado do ICST foi influenciado principalmente pelo Índice de Expectativas (IE-CST), que recuou 3,0 pontos, a maior queda na margem desde agosto do ano passado (-3,2 pontos). O índice ficou em 89,4 pontos, influenciado por indicador de demanda prevista, que caiu 2,7 pontos, para 89,4 pontos e indicador de tendência dos negócios, que cedeu 3,3 pontos, para 89,5 pontos.

O Índice de Situação Atual (ISA-CST) recuou 0,6 ponto em maio, para 72,4 pontos. O resultado negativo do ISA-CST foi exclusivamente influenciado pelo indicador que mede o grau de satisfação com a situação atual dos negócios, que retraiu 1,4 ponto, retornando ao nível próximo de setembro de 2018 (74,1 pontos).

O Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) do setor ficou relativamente estável, ao variar +0,1% ponto percentual, para 66,3% em maio. Tanto o NUCI para Máquinas e Equipamentos quanto o NUCI para Mão de Obra também ficaram estáveis, com variação idêntica à do NUCI agregado.

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 22 de maio junto a 563 empresas.

COMPARTILHE!
Comissão da Indústria Imobiliária
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.