Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

09/11/2020

Incidência de Covid-19 nas obras se reduz ainda mais  

Os canteiros de obras continuam registrando um percentual ínfimo e declinante de casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Os casos suspeitos caíram de 0,09% para 0,05% do número de trabalhadores e os confirmados declinaram de 0,07% para 0,06%, de acordo com a 26ª Pesquisa “Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19”, realizada semanalmente pelo Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo  (SindusCon-SP) e Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP). 

De acordo com os presidentes do SindusCon-SP, Odair Senra,  e do Seconci-SP, Haruo Ishikawa, os resultados mais uma vez demonstram a eficácia das medidas adotadas pelas empresas e pelos trabalhadores, de prevenção à contaminação pelo coronavírus.  

“A boa notícia é que as quedas no número de casos suspeitos e contaminados nas obras estão acompanhando tendência semelhante no Estado de São Paulo. Estamos seguros de que a construção civil não vai relaxar na adoção dos cuidados e seguirá reforçando diariamente as recomendações de uso correto de máscaras, higienização das mãos, das ferramentas e dos Equipamentos de Proteção Individual e distanciamento nas obras e áreas de vivência”, afirmam Senra e Ishikawa.  

Nesta 26ª rodada, foram obtidas respostas de 41 empresas, responsáveis por 515 obras, envolvendo 34.605 empregos diretos e terceirizados, de 29 de outubro a 4 de novembro.         

Principais resultados da 26ª Pesquisa:  

  • 0,05% afastados por suspeita de Covid-19;  
  • 0,06% afastados por confirmação da doença;  
  • 511 obras em andamento e 4 paradas;  
  • 97% do pessoal estão em atividade;  
  • 100% das empresas adotam medição de temperatura e higienização das mãos, dão orientações diárias sobre prevenção, e higienizam e realizam demarcações em áreas de vivência;  
  • 98% fornecem máscaras para o transporte, orientam sobre limpeza dos Equipamentos de Proteção Individual e afixam informativos impressos sobre a Covid-19 nos locais de circulação;  
  • 93% fornecem máscaras para utilização na obra, realizam limpeza de EPIs e ferramentas e instituem horários escalonados para entrada, saída e refeições;  
  • 88% realizam outras práticas para a prevenção da contaminação entre os trabalhadores e a comunidade e distribuem informativos eletrônicos de orientação.         

Os presidentes do SindusCon-SP e do Seconci-SP reafirmam o convite para mais empresas com obras no Estado de São Paulo participarem das próximas rodadas da pesquisa; basta enviar um e-mail para [email protected] e o Seconci-SP entrará em contato para incluir a construtora na enquete. As entidades garantem sigilo absoluto sobre as informações prestadas.         

Veja os relatórios completos das rodadas pesquisa:  

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-RIO
Sinduscon-TO
SECOVI-PR
Sinduscom-VT
Ademi – ES
Sinduscon-RR
Ademi – PR
Sinduscon-SM
Sinduscon Chapecó
SECONCI BRASIL
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-BC
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea