Logo da CBIC
25/03/2022

CHIS promove reunião com CEF: “A Caixa quer ouvir você”

A Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizou nesta sexta-feira (25), a reunião “A Caixa quer ouvir você”, junto com a instituição Caixa Econômica Federal (CEF). O evento teve como proposta abrir um debate com a sociedade para alinhamento sobre o Programa Casa Verde e Amarela e demais programas da instituição. 

De acordo com o presidente da comissão, Carlos Henrique Passos, o Brasil vive um momento na economia muito confuso devido, inicialmente, à pandemia e agora, ao conflito entre Rússia e Ucrânia. “Também temos o período eleitoral se aproxima, o que repercute na economia, e claro, a elevação da taxa de juros já sentida no país. Mas apesar do contexto, o mercado está muito vivo e atuante”, afirmou. 

O presidente da Comissão de Indústria Imobiliária (CII), Celso Petrucci, comentou sobre o programa Casa Verde Amarela. “Infelizmente percebemos um decréscimo na Casa Verde e Amarela, por alguns motivos que já foram ou já estão sendo corrigidos”, apontou Petrucci. Segundo ele, espera-se de 2022, um ano bastante desafiador para o mercado imobiliário. “Em janeiro ainda foi possível presenciar um record em termos de financiamento imobiliário, em fevereiro, notou-se uma diminuição e isso é fruto do que a gente percebe do mercado imobiliário no restante do país”, comentou. 

Ainda de acordo com Petrucci, o setor imobiliário chegou a um patamar bastante alto de lançamento de vendas. “A impressão é que esse ano terá uma estabilidade no número de unidades lançadas e, quem sabe, um pequeno decréscimo ou até mesmo estabilidade no número de unidades vendidas”, afirmou. 

Celso Petrucci destacou ainda a importância do crescimento do PIB da Construção Civil e a forte geração de empregos formais. Para ele, de acordo com os dados divulgados pelo Caged em janeiro, a expectativa é que essa geração de empregos continue forte, mas é preciso monitorar e acompanhar esses movimentos. “O maior problema que temos, é fazer a leitura da perda do poder de compra da população”, concluiu. 

O destaque apresentado pelos representantes da Caixa foi o anúncio dado na  quinta-feira (24), a respeito da redução de juros para as linhas de financiamento imobiliário com recursos da poupança – Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). Segundo o superintendente de Habitação da CEF, Alexandre Cordeiro, a decisão de adquirir uma moradia depende da confiança de todos (clientes, construtoras e financiadores). “Essa redução é significativa porque demonstra que a Caixa e o segmento da Construção Civil, estão buscando condições para atender o sonho da casa própria, com taxas competitivas, para que a população tenha ânimo novamente de procurar seus imóveis e instituições financeiras”, apontou. 

Alexandre destacou os números alcançados em 2021. “Nós realizamos R$140,60 bilhões em contratação imobiliária total no ano de 2021, exclusivamente de crédito imobiliário de financiamentos com recursos do FGTS e SBPE”. O resultado foi o maior da história da instituição. De acordo com Alexandre, para 2022, a Caixa trabalha com o cenário de crescimento, e a expectativa é que supere 2021. 

Sobre o Programa Casa Verde e Amarela, o superintendente lembra que ao longo dos últimos anos, a Caixa opera sozinha no Programa. “Hoje, 99,99% de todos os recursos aplicados em 2021 foram feitos pela Caixa. Tudo aquilo que  nós recebemos no início do ano, aplicamos integralmente”, apontou. 

Estiveram presentes também na reunião os superintendentes da Caixa: Marcus Paiano,Elaine Siqueira, Maria do Carmo Madoz,Gustavo Sena, Eduardo Eirado e Ireno Neto.

Dados técnicos e respostas às perguntas realizadas durante o evento, serão apresentadas posteriormente pela equipe responsável. Para outras informações, entre em contato com a assessora da CHIS, Alessandra Beine Lacerda, pelo e-mail [email protected]

COMPARTILHE!