Logo da CBIC
26/01/2021

CBIC realizou primeira live com representantes da Caixa em 2021

Na sexta-feira (22/01), a CBIC realizou sua primeira reunião virtual de 2021 com a Caixa, que contou também com a participação dos associados, para tratar da “apresentação técnica de medidas e respostas às dúvidas existentes”.

 

A reunião foi mediada pelo vice-presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) Carlos Henrique Passos e contou com a participação de executivos da Caixa Econômica Federal. “É muito importante esse diálogo com a Caixa, sempre buscando a melhoria dos processos”, lembrou Carlos Henrique, durante a abertura.

 

Pela Caixa, participaram o diretor executivo (Crédito Imobiliário) Rodrigo Wermelinger; o gerente nacional (Pessoa Jurídica) Eduardo Eirado; o superintendente nacional (Jurídico) Alexandre Cordeiro; a superintendente nacional em exercício (Engenharia) Angélica Corrêa; o superintendente nacional em exercício (Operações) Marlon Machado; e o superintendente nacional em exercício (Pessoa Jurídica) Gustavo Sena.

 

Após uma apresentação da Caixa com dados e resultados de 2020 sobre a temática da habitação, o diretor executivo (Crédito Imobiliário) Rodrigo Wermelinger concluiu que a Caixa manteve uma carteira saudável durante a pandemia. “ Houve crescimento de janeiro a outubro de 2020 e o segundo semestre foi bom no volume de empréstimos”, acrescentou.

 

O diretor executivo (Crédito Imobiliário) da Caixa falou também que houve muita inovação de diretrizes no banco durante à epidemia mundial do coronavírus e ressaltou que algumas medidas vão permanecer mesmo quando a pandemia passar, como a redução da exigência de comercialização mínima para 15% com apresentação de Estudo de Velocidade de Vendas (EVV).

 

O gerente nacional (Pessoa Jurídica) da Caixa Eduardo Eirado fez uma apresentação sobre “Entregas Habitação Pessoa Jurídica 2020”.  Entre os assuntos abordados esteve a revisão da esteira de contratações Pessoa Jurídica, onde há a possibilidade, hoje, de assinatura digital e de registro eletrônico, além dos tradicionais assinatura e registro físicos. “10 estados estão agregados”, informou Eduardo. No entanto, “a missão da Caixa é aumentar a expansão da base de cartórios”, complementou o diretor executivo da Caixa (Crédito Imobiliário) Rodrigo Wermelinger.

 

Em relação às perguntas sugeridas pelos associados da CBIC, foi abordada a problemática da liberação de parcelas para a sustentabilidade dos empreendimentos. De acordo com a superintendente nacional em exercício (Engenharia) Angélica Corrêa, o prazo médio é de dois dias úteis. “A Caixa está fazendo um estudo, mapeando o processo até a CEHOE, para tentar melhorar essa experiência”, explicou Angélica. Ela citou ainda que em 15 dias já deve ter uma resposta para acelerar o fluxo.

 

Sobre os processos de retomada do Faixa 1, o diretor executivo da Caixa (Crédito Imobiliário) Rodrigo Wermelinger informou que o banco retomou grandes obras paralisadas. “A Caixa tem uma equipe em Campinas (SP), especializada na retomada de empreendimentos, devido às especificidades dessa retomada”, contou. Ele citou ainda que as retomadas são prioridade por conta dos riscos de depredação, invasão.

 

Já em relação às dificuldades para a transferência ou substituição de cliente pessoa física durante a obra, o diretor executivo (Crédito Imobiliário) Rodrigo Wermelinger informou que a Caixa tem interesse na transferência ou substituição do cliente. Em relação à inadimplência, os executivos da Caixa lembraram que há impedimentos para o repasse das informações às empresas devido à Lei de Sigilo Bancário e sugeriram que seja feita uma avaliação individual da pessoa física por parte de cada empresa.

 

O vice-presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS) finalizou a reunião on-line relembrando sobre o importante aumento do preço dos materiais da construção em 2020 e as falhas no reequilíbrio dos contratos que acabaram “sendo um castigo para o setor”.

 

Os assuntos tratados na reunião têm interface com o projeto ‘Melhorias do Mercado Imobiliário’ realizado pela CBIC, por meio das Comissões da Indústria Imobiliária (CII) e de Habitação de Interesse Social (CHIS), em parceria com o Senai Nacional.

 

Acesse aqui a apresentação da Caixa Econômica Federal.

COMPARTILHE!