Logo da CBIC
17/11/2020

92º ENIC mostra experiências internacionais sobre habitação de interesse social

A Habitação de Interesse Social no Brasil representa cerca de 70 a 75% do mercado imobiliário nacional. Para apresentar as soluções adotadas na África do Sul para atender o problema habitacional da população de baixa renda sul-africana, o 92º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), pela primeira vez em formato 100% digital, receberá nesta quinta-feira (19), durante palestra especial das 17h às 19h, a especialista sobre o tema Julieka Bayat. Para enriquecer o debate, também foram convidados representantes do BID, da Colômbia e do Chile. Inscreva-se e confira!

Uma dessas experiências é o modelo de ‘Moradia Temporária’, amplamente utilizada na África. “Para famílias de baixa renda, que talvez não queiram comprar ou não sejam elegíveis para receber subsídios, a habitação temporária é a habitação acessível para essas famílias”, afirma Bayat, que também preside a National Homebuilders Registration Council (NHBRC).

O objetivo, segundo o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins. é que a especialista mostre “como fazer para que o produto moradia consiga caber no bolso das pessoas e como tocar programas como esse, que dependam o mínimo possível de recursos governamentais”.

Bayat mostrará aos construtores, membros da academia e cadeia produtiva do setor da construção brasileira a origem dos recursos nos modelos utilizados em seu país, o envolvimento da sociedade, o grau de prioridade dado pelo governo ao tema e o que é feito com as famílias que não têm capacidade de pagamento.

Engradecerão o debate, somando experiências às dos especialistas nacionais, representantes do BID, da Colômbia e do Chile:

  • José Carlos Martins, presidente da CBIC
  •  Juan Parodi, diretor de Investimentos do BID Invest
  • Sandra Forero Ramírez, presidente da Câmara Colombiana da Construção (Camacol)  e consultora internacional e nacional na área da Habitação
  • Rogelio González Yáñes, conselheiro Nacional da Câmara Chilena da Construção (CChC) e consultor internacional e nacional na área da Habitação.
  • Maria Henriqueta Arantes F. Alves, conselheira Técnica Habitação Popular da CBIC e membro do Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)
  • Carlos Henrique de Oliveira Passos, presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS) da CBIC

Ainda não se inscreveu?

O mais importante encontro nacional do setor  da construção já começou!  Garanta sua vaga e marque presença no 92º ENIC, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a correalização da Asbraco-DF, Sinduscon-DF, Ademi-DF e apoio do Sesi Nacional e do Senai Nacional, com patrocínio platinum da Arcelormittal Brasil e esteja entre os profissionais mais atualizados do país.

COMPARTILHE!