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24/11/2021

“Caixa quer ouvir você” contou com edições Norte, Nordeste e Sul

A Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e a Caixa Econômica Federal realizaram, nesta quarta-feira (24), mais duas rodadas do evento “Caixa quer ouvir você”. A primeira aconteceu às 10h com foco nas regiões Norte e Nordeste. Já a segunda aconteceu às 14h com foco na região Sul. O objetivo dos encontros é aproximar o diálogo entre as equipes de atendimento da área de habitação junto às construtoras e incorporadoras associadas à CBIC.

Durante as apresentações, o gerente-executivo de Habitação da Caixa, Tiago Bernardi, destacou os tópicos: carteira de crédito imobiliário, evolução de contratações anual, Selo Caixa Azul CAIXA e Nível de Desempenho Técnico (NDT).

Leia mais sobre cada evento:

Norte e Nordeste

O presidente da CHIS/CBIC, Carlos Henrique Passos, disse que é sempre bom conversar com a Caixa, que tem grande participação no mercado imobiliário, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. “Em 2020, esse diálogo com a Caixa nos propiciou condições de enfrentar todo aquele ambiente de incerteza gerado pela Covid-19. Certamente neste momento, essa proximidade vai nos dar mais condições de planejar e ter coragem de enfrentar os negócios.”

Para o vice-presidente da Região Norte da CBIC, Alex Carvalho, o diálogo e a aproximação com a Caixa fortalecem o processo de defesa ao sucesso do empreendimento. “Acho que é um ambiente em que se cria um espaço para discussões e não há dúvida que vão culminar em um processo de melhoria. Há uma necessidade de aproximação, de um diálogo mais intenso, na região Norte, entre a Caixa e as empresas, no que tange às avaliações dos imóveis e a aplicação da precificação da área de Engenharia. É um processo de união, de juntar esforços, para que possamos encarar com mais força as questões do ambiente externo.”

O vice-presidente da Região Nordeste da CBIC, Fábio Nahuz, afirmou que esse diálogo é muito importante e que tem facilitado os processos. Sobre os feedbacks para a Caixa, Nahuz trouxe pontos sobre o aumento da taxa de juros do SBPE, a dificuldade do Habite Seguro, o aumento de avaliações reprovadas e a inserção das entidades nos Feirões da Casa Própria.

O superintendente Nacional de Atacado da Caixa, Robert Kennedy, destacou que a oportunidade permite encontrar, em conjunto, caminhos importantes para a evolução do processo. “Nosso alinhamento entre a Caixa e a CBIC tem como premissa o cliente, que está consumindo o produto, que vai conseguir o financiamento. Nossa intenção é fazer chegar de forma efetiva e qualificada para pessoas que precisam do crédito habitacional.”

Já a superintendente Nacional de Habitação da Caixa, Elaine Siqueira, reiterou que oportunidades como essa são importantes para se ter conhecimento das demandas do setor e sempre propor melhorias. “A gente sempre faz um balanço para ver como estamos evoluindo. É um modelo que entrou ano passado. A gente já superou algumas coisas, mas sabemos que temos que melhorar ainda. Foi muito importante ouvir vocês aqui, porque vai me ajudar nas discussões para avaliar junto com o time. Com certeza a gente vai dar um gás também nessa questão do processo de retomada de obras. Muito do que vocês falaram está no nosso radar para 2022.”

Região Sul

 

No segundo evento do dia, o presidente da CHIS/CBIC, Carlos Henrique Passos, reiterou que o objetivo do encontro é estreitar as relações com a Caixa. “Sempre tivemos boas respostas com o diálogo em relação aos processos e aos produtos da própria instituição.

O vice-presidente da Região Sul da CBIC, Marco Corsini, afirmou que o mercado da construção civil é um dos maiores geradores de emprego. “Nós não entregamos só casas, nós entregamos pessoas com novas moradias que vão para o mercado novamente circular a nossa economia, comprando uma geladeira, cortina, televisão.”

A superintendente Nacional de Habitação da Caixa, Elaine Siqueira, disse que a instituição pensa o negócio, o produto, a estratégia. “Mas ela acontece aí na ponta com os nossos representantes locais, com as construtoras, com os nossos parceiros. Então nada do nosso trabalho seria realizado e concretizado se não fosse por vocês.”

Sobre o Nível de Desempenho Técnico (NDT), o gerente de centralizadora da Caixa, Mauro Aurélio, explicou que existe uma demanda grande do mercado e da própria CBIC com respeito à análise ser igual para todos os parceiros e projetos. “O espírito do NDT é identificar aquelas empresas parceiras que já estão trabalhando com a Caixa, que cumpre os cronogramas, que tem bons projetos. Assim, a gente consegue saber que é um parceiro de confiança e que a gente tem condição de fazer uma análise diferenciada e um acompanhamento diferenciado”.

Ao final, Corsini relatou que todo o sucesso do número que a Caixa tem todos os anos são produzidos nas cidades. “É importante registrar a dedicação do trabalho que é feito na base, nas regionais e por todo o time da CAIXA envolvido nesse ambiente de discussões e diálogo – que sempre foi de bom nível e sempre chegamos a uma solução.”

Veja a estrutura de atendimento da construção civil para a região Sul dentro da Caixa:

 

Veja a estrutura de atendimento da construção civil para as regiões Norte e Nordeste dentro da Caixa:

Próximo evento:

  • 25/11 às 16h | Região Centro-Oeste

Participantes:

Presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social da CBIC, Carlos Henrique Passos

Vice-presidente da Região Centro-Oeste, Renato Correia

Diretor-executivo de Habitação da Caixa, Rodrigo Wermelinger

Superintendente Nacional de Habitação da Caixa, Elaine Siqueira

Link de inscrição: bit.ly/CaixaQuerOuvirVoce-CO

Os eventos têm interface com o projeto ‘Melhorias no Mercado Imobiliário’ da CHIS e CII da CBIC, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

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