Logo da CBIC
09/08/2022

Sinduscon avalia encontro sobre oportunidades para moradias populares no ES

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) cumpriu agenda de incentivo à produção de unidades habitacionais de interesse social destinada às empresas do setor da construção do Espírito Santo no dia 04/08, em Vitória (ES), com a presença do secretário nacional de Habitação, Alfredo Santos, realizado em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito Santo (Sinduscon-ES).

“Tivemos um produtivo encontro com o presidente da CBIC, José Carlos Martins, com Maria Henriqueta, que representa a CBIC no Conselho Curador do FGTS, e o secretário nacional de Habitação, Alfredo Santos. Momento de promover uma agenda de incentivo à produção de unidade habitacional de interesse social. Para nós, do Sinduscon-ES, foi uma satisfação sediar esse evento”, avaliou o presidente do Sinduscon-ES, Douglas Vaz.

O evento também contou com a presença de secretários municipais, representantes do governo do Estado, do Banco do Brasil, da Caixa e de empresários do setor da construção.

Aos participantes, Alfredo Santos apresentou o Parcerias, modalidade criada em 2021, com o objetivo de fomentar a participação dos entes públicos nas operações de financiamento à produção, por meio da oferta de contrapartidas locais cumulativas aos benefícios já oferecidos nas contratações com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A consultora Maria Henriqueta Alves apresentou oportunidades para produção de habitação de interesse social, citando os programas Moradia Digna, Casa Verde e Amarela e Habite Seguro. Enquanto o presidente José Carlos Martins citou a conquista da nova curva de subsídio do programa Casa Verde e Amarela, cuja discussão teve início em 2020 e só passou a valer este ano.

O encontro realizado em Vitória tem interface com o projeto Melhorias para o Mercado Imobiliário da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!