Logo da CBIC
23/11/2021

CBIC abre diálogo entre empresários do mercado imobiliário do Sudeste e a Caixa

Com a participação de mais de 80 empresários do mercado imobiliário e representantes das áreas de Atendimento e Atacado da Caixa Econômica Federal de São Paulo, teve início na manhã desta terça-feira (23/11), em formato online, uma nova rodada regional entre a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e a Caixa.

O evento cumpriu seu objetivo de aproximar as equipes de atendimento da área de habitação das construtoras e incorporadoras paulistas associadas à CBIC e listar pontos de melhorias para 2022.

Os diálogos regionais seguem até quinta-feira (25/11) e têm vagas limitadas. Confira a data da sua região abaixo e participe!

A ideia desses eventos, segundo o presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social (CHIS) da CBIC, Carlos Henrique Passos, é “tratar os gargalos operacionais que podem deixar os processos mais leves para as empresas, a Caixa e o mercado, de um modo geral”.

O presidente da Comissão da Indústria Imobiliária (CII) da CBIC, Celso Petrucci, frisou que, diante de um cenário bastante preocupante em relação ao final de 2021 e início de 2022, é um ótimo momento para conversar com a Caixa e entender como a instituição está vendo esse momento e como o setor deve se preparar.

“Além de mostrar o resultado alcançado em 2021 e as mudanças realizadas pela Rede de Habitação nos processos, as reuniões visam também avaliar o que precisa ser alinhado para acelerar o ano de 2022”, reforçou o gerente-executivo de Habitação da Caixa (GIHAB), Maurício Abreu Santa Cruz de Souza, representando a superintendente Nacional de Habitação da Caixa, Elaine Siqueira.

Caixa: maior banco de crédito imobiliário no país

O gerente de Gestão da Rede de Habitação da Caixa, Tiago Bernardi, detalhou os números alcançados pela instituição em 2021, cuja carteira de crédito imobiliário já supera R$ 1,5 trilhão, com quase 6 milhões de contratos ativos e 66% de market share.

Até setembro de 2021 foram contratados R$ 104 bilhões com recursos do FGTS e do SBPE, um incremento de quase 28% em relação ao mesmo período do ano passado. “Nos últimos dois anos, a partir de 2019, foram contratados mais de 71% da carteira, o que representa 461 mil unidades habitacionais e 1,8 milhão de pessoas com casa nova neste ano”, frisou.  

Bernardi também apresentou a estrutura de atendimento à construção civil, com toda a Rede de Habitação para atendimento especializado às empresas, bem como as inovações realizadas pela Caixa em 2021. Dentre elas, a expansão do Nível de Desempenho Técnico (NDT) e o Selo Casa Azul.

Além disso, citou o lançamento das Novas Trilhas de Análise, em março. “A esteira de engenharia trouxe um grande avanço para as análises dos empreendimentos. São trilhas mais céleres e muitas atreladas às empresas que têm NDT e Selo Casa Azul”, disse.

Tiago Bernardi comentou ainda sobre o sucesso do 1º Feirão Digital da Caixa, em razão da pandemia, em julho, e o lançamento do Crédito Imobiliário Poupança Crédito PJ para acesso às construtoras e a readequação das taxas e aumento dos limites do Casa Verde e Amarela, em outubro.

Selo Casa Azul e NDT

Sobre o Selo Casa Azul, destacou como vantagens competitivas:

  • Diferenciais positivos na avaliação de mercado nos empreendimentos que têm o Selo Casa Azul Certificado
  • Redução da taxa de juros de financiamentos para clientes Pessoa Física (PF) e Pessoa Jurídica (PJ), caso o empreendimento seja certificado com o Selo Casa Azul
  • Qualificação e valorização da carteira de ativos da construtora e da Caixa e a redução de riscos por meio de ESG

Já sobre o Nível de Desempenho Técnico (NDT), esclareceu que se trata de uma qualificação técnica das construtoras, alinhada aos procedimentos de compliance e de gestão de risco, que visa aumentar a eficiência e agilidade no processo, de acordo com a qualificação e a reciprocidade técnica da construtora. Como vantagens, destacou: taxa de juros diferenciada para financiamento PJ, acesso às trilhas de Engenharia Expeditas e acompanhamento de obra e de análise de riscos diferenciadas.

Na avaliação de Carlos Henrique Passos, o pontapé inicial foi dado com a mudança do modelo na forma de avaliação. “Já foi bastante positivo para as empresas do setor e pode ser um grande divisor de águas para as empresas do Meadle”.

Em resposta ao questionamento do presidente da CHIS sobre as estruturas das SPEs, o superintendente executivo de Atacado da Caixa em SP, Paulo Amaral, informou que o tema já está sendo estudado pela instituição em São Paulo, com uma visão mais ampla do que apenas sobre a avaliação de risco.

Análise técnica mais célere

Ao apresentar as esteiras de análise técnica da Caixa, formadas pelas trilhas Habitação PJ + Caixa, Trilha NDT e Incorpora Fácil, Tiago Bernardi, mencionou que, “com análise customizada de engenharia, elas proporcionam celeridade aderente às necessidades das construtoras”.

Também foram abordados assuntos referentes a:

  • Modelagem de riscos PJ e PF
  • Atualização de custos/valor
  • Antecipação, via PJ, do recurso PF que vai para conta, mas fica bloqueado

Participaram da Rodada Regional Sudeste – São Paulo:

  • Aristóteles Passos, vice-presidente da CBIC – Região Sudeste
  • Alessandra Beine Lacerda, gestora da CII e CHIS
  • Olavo Faraco Junior, Caixa
  • Ana Carolina Matos, Caixa
  • Eduardo Von Schwerin Pimentel, Caixa
  • Robert Kennedy Lara da Costa, gestor do Middle Market da Caixa

Os eventos têm interface com o projeto ‘Melhorias no Mercado Imobiliário’ da CHIS e CII da CBIC, com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Verifique a data e horário da sua região e reserve sua participação nos links indicados abaixo:

 23/11 às 14h | Região Sudeste (RJ, MG e ES)

Carlos Henrique Passos, presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social da CBIC,

Aristóteles Passos, vice-presidente da Região Sudeste da CBIC

Rodrigo Wermelinger , diretor-executivo de Habitação da Caixa

Elaine Siqueira, superintendente Nacional de Habitação da Caixa

Link de inscrição: https://bit.ly/CaixaQuerOuvirVoce-ES-MG-RJ

 

24/11 às 10h | Região Norte e Nordeste

Carlos Henrique Passos, presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social da CBIC,

Fábio Nahuz, vice-presidente da Região Nordeste

Alex Carvalho, vice-presidente da Região Norte

Rodrigo Wermelinger, diretor-executivo de Habitação da Caixa

Elaine Siqueira, superintendente Nacional de Habitação da Caixa

Link de inscrição: bit.ly/CaixaQuerOuvirVoce-Norte-Nordeste

 

24/11 às 14h | Região Sul

Carlos Henrique Passos, presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social da CBIC,

Marco Corsini, vice-presidente Região Sul da CBIC

Rodrigo Wermelinger, diretor-executivo de Habitação da Caixa

Elaine Siqueira, superintendente Nacional de Habitação da Caixa

Link de inscrição: https://bit.ly/CaixaQuerOuvirVoce-Sul

 

25/11 às 16h | Região Centro-Oeste

Carlos Henrique Passos, presidente da Comissão de Habitação de Interesse Social da CBIC,

Renato Correia, vice-presidente da Região Centro-Oeste

Rodrigo Wermelinger, diretor-executivo de Habitação da Caixa

Elaine Siqueira, superintendente Nacional de Habitação da Caixa

Link de inscrição: bit.ly/CaixaQuerOuvirVoce-CO

COMPARTILHE!