Encontro visa esclarecer questões sobre o Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável (FDIRS)

13Mar09:0011:00Encontro visa esclarecer questões sobre o Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável (FDIRS)

Detalhes do Evento

No dia 13 de março, às 9h, a Comissão de Infraestrutura (COINFRA) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizará uma reunião virtual com representantes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). O encontro visa esclarecer questões sobre o Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável (FDIRS), criado para apoiar projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões em áreas de interesse social. 

O evento contará com a participação de importantes representantes do MIDR, como Eduardo Tavares, Secretário Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros; Fabíola Caroline Furtado Barros Carneiro, chefe de gabinete; Marcos Neves Torreão, diretor de Estruturação de Projetos e Sustentabilidade; e Marcelo Binenbojm, coordenador-geral de Estruturação de Projetos e secretário-executivo do FDIRS. Pela CBIC, estarão presentes Carlos Eduardo Lima Jorge, vice-presidente de Infraestrutura; Paulo Franzine, diretor da COINFRA/CBIC; além dos consultores Geysa Borini e Mário Silvério. 

O FDIRS, lançado em julho de 2024, tem se destacado como um mecanismo fundamental para impulsionar a infraestrutura regional, com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento econômico. Com um patrimônio líquido de R$ 1 bilhão, o fundo não apenas estrutura concessões e PPPs, mas também pode atuar como instrumento garantidor e investir em outros fundos. 

Carlos Eduardo Lima Jorge, vice-presidente da COINFRA/CBIC, destacou a importância do fundo para o setor. “O FDIRS é o primeiro fundo de capital da União com gestão privada, direcionado ao desenvolvimento de concessões e PPPs no Brasil. Com um patrimônio líquido atual de R$ 1 bilhão, o FDIRS, além de atuar na estruturação de novas concessões e PPPs, pode servir também como instrumento garantidor e até investir em outros fundos de investimentos. Como o desenvolvimento da infraestrutura vem dependendo de forma crescente de projetos em parceria com o capital privado, é muito importante que as empresas conheçam em detalhes as funções e o funcionamento desse novo fundo”, afirmou. 

Participe!

Transmissão pelo Youtube da CBIC.

Realização

Março/2025

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Norte
Ademi – SE
Sinduscon-MA
Sinduscon Chapecó
ASEOPP
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-MS
Sinduscon-RN
APEOP-SP
SECOVI-SP
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-PLA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea