1ª Reunião do Grupo Ad Hoc de Infraestrutura Tecnológica do CE-BIM

05Dez10:0012:301ª Reunião do Grupo Ad Hoc de Infraestrutura Tecnológica do CE-BIM

Detalhes do Evento

Como sinalizado pelo governo federal em maio deste ano, por ocasião do 89º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), a implementação do Building Information Modeling (BIM) se transformará em política pública. A ideia é elevar a produtividade e melhorar a transparência nas obras públicas.

A CBIC participará da 1ª Reunião do Grupo Ad Hoc de Infraestrutura Tecnológica do CE-BIM do Comitê Estratégico de Implementação do BIM*, que será realizada dia 05 de dezembro de 2017, em Brasília.

“A participação da CBIC na reunião, além de garantir maior legitimidade ao processo encabeçado pelo MDIC, enriquece o debate, afinal nossa entidade já vem há quase quatro anos desenvolvendo uma série de ações relativas ao tema, portanto, criando uma cultura valiosa. No futuro o governo federal será o maior beneficiário da política que pretende implementar para as compras públicas”, destacou o presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da CBIC, Dionyzio Antonio Martins Klavdianos.

Para saber mais:

Notícia em 17 de novembro: http://www.mdic.gov.br/index.php/competitividade-industrial/ce-bim 

* COMITÊ ESTRATÉGICO DE IMPLEMENTAÇÃO DO BIM

A definição de uma estratégia nacional busca garantir institucionalidade ao tema e harmonizar as ações de agentes públicos e privados na disseminação deste modelo no território brasileiro. Dessa forma, espera-se ganhos em economicidade e qualidade nas obras brasileiras, inclusive as públicas, e um substancial aumento da produtividade da construção civil, tornando-a mais competitiva e eficiente.

Tendo em vista suas atribuições e competências singulares, o Comitê Estratégico de Implementação do Building Information Modelling – CE-BIM é constituído pelos seguintes órgãos: Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; Casa Civil da Presidência da República; Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Ministério das Cidades; Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; Ministério da Defesa e Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Secretaria-Geral da Presidência da República.

O CE-BIM tem caráter temporário, com atribuições específicas à proposição, no âmbito do governo federal, da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM no Brasil. Convém frisar que, tendo em vista a necessidade de análise técnica para subsidiar as decisões, o CE-BIM dispõe do suporte de Grupo de Apoio Técnico (GAT-BIM), constituído por servidores indicados por cada órgão que compõe o Comitê Estratégico. Ademais, conta com Grupos ad hoc (Grupos Temáticos) com o intuito de discutir temas relacionados a eixos estratégicos tais como Capacitação de Recursos Humanos, Compras Governamentais, Regulamentação e Normalização, Plataforma BIM e Infraestrutura Tecnológica.

Fonte: MDIC

Add Comment

Click here to post a comment

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscom-VT
Sinduscon-SP
Sinduscon-RO
Sinduscon – Grande Florianópolis
ADEMI-AM
Sinduscon-MA
Aconvap
Sinduscon-Caxias
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-BNU
Sinduscon-MS
ADIT Brasil
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea