Jornal DCI Online/BR | 10/03/2011
vendas de materiais de construção cresceram
São Paulo – Em paralelo à evolução da construção civil, aquecida pelo ascendente consumo da classe C e os estímulos
do governo federal, o mercado de materiais de construção projeta um crescimento
de 11% para 2011, como declarou o presidente da Associação Nacional dos
Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Cláudio Conz.
"Terminamos 2010 com mais de 900 mil unidades do "Minha Casa,
Minha Vida" contratadas e outras coisas ainda estão por vir",
justificou Conz. O representante do segmento realçou a importância do pequeno
consumidor para o mercado em questão. "O ‘consumidor formiga’ representa
77% do consumo de materiais de construção no Brasil."
Para Conz, diversas ações governamentais, como o aumento do
crédito, os financiamentos e as desonerações tributárias, tem feito crescer a
importância do consumo individual para a cadeia produtiva do setor da
construção civil. "A tendência é de crescimento", declarou o
presidente da Anamaco, confiante na disponibilidade de crédito imobiliário e na participação do setor no Produto Interno Bruto
(PIB).
No entanto, o maior desafio do setor, como confirmou Conz,
é a escassez de mão de obra especializada. "Já está faltando gente no
mercado. Precisamos investir mais em qualificação, para evitar acidentes, gerar
emprego e renda",
afirmou o representante.
Evento
Neste mês, entre os dias 15 e 19 de março, acontecerá a 19ª
Feira Internacional da Indústria da Construção (Feiconbatimat), no Pavilhão de
Exposições do Anhembi, em Santana, na zona norte da capital de São Paulo. O
evento, que recebe apoio oficial da Anamaco, será organizado e promovido pela
Reed Exhibitions Alcantara Machado e reunirá empresários do setor da construção
civil.
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