Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

26/03/2015

Vendas de materiais de construção caem 16,4%

"Cbic"
26/03/2015

Diário do Nordeste – 26 de março

Vendas de materiais de construção caem 16,4%

A Abramat prevê avanço de 1% nas vendas em 2015 frente o ano passado, mas este percentual está sujeito a uma reavaliação a partir dos resultados de março do setor FOTO: THIAGO GASPAR Segundo o presidente da Abramat, Walter Cover, o resultado do primeiro bimestre ficou aquém do esperado

Rio.  As vendas de materiais de construção no Brasil caíram 16,4% em fevereiro último, em relação a igual mês do ano passado, no décimo segundo resultado negativo da série, informou ontem a Abramat, associação que representa o setor. Frente janeiro, o recuo foi de 6,4%. Já no acumulado dos dois primeiros meses do ano, as vendas diminuíram 13,9% na comparação com o ano passado.

O resultado no primeiro bimestre ficou muito aquém do esperado pela associação. Além do menor número de dias úteis em fevereiro, o baixo nível de confiança do consumidor, o menor número de lançamentos no mercado imobiliário residencial e comercial e a estagnação do setor de infraestrutura pressionaram os resultados, de acordo com o presidente da Abramat, Walter Cover.

A Abramat prevê avanço de 1% nas vendas em 2015 frente o ano passado, mas este percentual está sujeito a uma reavaliação a partir dos resultados de março do setor.

Entre os fatores que podem beneficiar o segmento, estão a esperada definição da terceira fase do programa habitacional federal Minha Casa, Minha Vida. O programa usa cerca de 7% do material de construção vendido no Brasil e este número pode "chegar facilmente a 10 por cento", de acordo com o presidente da entidade.

Cover acrescentou, ainda, que a evolução do dólar pode impulsionar as exportações do setor, que somente em janeiro já cresceram 26%. Também pode ocorrer uma substituição de importações, que hoje chegam a R$ 12 bilhões no setor, cerca de 6% do total utilizado no País.

"Nossos empresários estão achando que março está um pouco melhor do que fevereiro. Não quer dizer que vai recuperar o acumulado de queda de 13,9% no ano", disse Cover.

O nível de emprego na indústria de materiais de construção, em fevereiro apresentou queda de 10,2% ano a ano. Na comparação com o mês de janeiro apresentou ligeiro crescimento, de 0,3%. "Se a gente mantiver esta premissa de recuperação, a indústria para de demitir", destacou Cover. Em fevereiro, os resultados das vendas da indústria de materiais básicos ficaram abaixo dos resultados das vendas de insumos de acabamento em todos os indicadores, inclusive com queda mais acentuada do nível de emprego.

A comercialização de materiais de base caiu 17,6% em fevereiro ante o mesmo mês do ano passado, e caiu 7,6% em relação a janeiro. Os materiais de acabamento, por sua vez, registraram um recuo de 13,6% na comparação anual e de 3,3% ante o mês anterior.

O faturamento da indústria de materiais básicos caiu 17,6% em fevereiro na comparação anual e 7,6% mês a mês. No acumulado do primeiro bimestre, o recuo chega a 15,8%.

O nível de emprego do segmento caiu 13,6% na comparação com fevereiro do ano passado, mas em relação a janeiro ficou praticamente estável, com queda de 0,1%.

No segmento de materiais de acabamento, as vendas caíram 13,6% na comparação anual e 3,3% na mensal. O recuo nos dois primeiros meses do ano chegou a 10,7%. Já o nível de emprego caiu 4,7% no mês passado sobre 2014, mas cresceu 0,9% sobre janeiro.

Alíquota

 No último dia 20, o governo federal encaminhou ao Congresso Nacional um projeto de lei com o mesmo teor da Medida Provisória (MP) 669, devolvida ao Executivo no início do mês, propondo a elevação das alíquotas da contribuição previdenciária de empresas.

A meta de crescimento do setor deve ser reavaliada após o fechamento do desempenho de março, informou a Abramat.



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – MA
Sinduscon-BC
Sinduscon-Oeste/PR
APEMEC
Ademi – PE
Sinduscon-Brusque
Sinduscon – Grande Florianópolis
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon Anápolis
Sinduscon-AL
ASEOPP
Associação Nacional de Correspondentes Caixa Aqui
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea