Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

05/03/2021

Trabalhadores não devem ter dúvidas sobre questões éticas, defende CBIC

‘Saber ou não saber: a escolha é sua’ é o que defende a campanha de ética e compliance da Câmara Brasileia da Indústria da Construção (CBIC) para os trabalhadores do setor da construção. “O objetivo é plantar dentro da massa trabalhadora a sementinha da importância de fazer sempre o correto no dia a dia, na família e no ambiente de trabalho”, afirma a presidente da Comissão de Responsabilidade (CRS) da entidade, Ana Claudia Gomes.

Com o slogan ‘O certo é o certo, mesmo quando ninguém está olhando’, a campanha foi inspirada na cartilha ‘No excuses! – Combatendo as 10 desculpas mais comuns para um comportamento corrupto’, material de integridade da Alliance for Integrity.

A ideia é que os trabalhadores do setor da construção tenham em mente a importância de sempre fazerem boas escolhas em suas ações. “Não erre por “achar”. Na dúvida, pergunte.

Integridade nos canteiros de obra

Na visão da presidente do Conselho de Gestão da J.C. Peres Engenharia, fundadora da Peres Assessoria e Consultoria e vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), Helena Peres, o apoio da CBIC é fundamental ao injetar energia para mudar a cultura das empresas e trazer mais integridade e menos capatazia para os canteiros. “A campanha vai ao encontro das ações das empresas do setor no combate à corrupção e na mudança de cultura dentro dos canteiros de obras”, diz.

Para Helena Peres, é fundamental o apoio do engenheiro no combate a condutas inadequadas. “Como ocorre em uma série de reações em cadeia de dominós caindo, a má conduta do gestor da obra, que geralmente é o engenheiro residente, pode se permear”, menciona.

Profissionais devem se perguntar:

  • Qual a melhor postura para eu dar exemplo aos demais profissionais da minha equipe e como posso trazer uma cultura mais humana para o canteiro que estou gerindo?
  • Que empatia devo ter com o meu colega de trabalho?’

A campanha faz parte do projeto ‘Ética e Compliance em tempos de crise’, realizado pela CRS/CBIC, em correalização com o Sesi Nacional.

Acompanhe a ação, disponível na Agência CBIC, no CBIC Hoje+ e nas redes sociais da entidade, e compartilhe!

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-RO
Sinduscom-VT
Sindicopes
Sinduscon – Lagos
Sinduscon-MT
Sinduscon-SF
APEOP-SP
Ademi – ES
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-RIO
ADIT Brasil
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea