Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

21/10/2014

Trabalhadores da construção civil e familiares que sofrem com problemas de tontura contam com atendimento fonoaudiológico no Seconci-SP

"Cbic"
21/10/2014

SEGS.com.br

Trabalhadores da construção civil e familiares que sofrem com problemas de tontura contam com atendimento fonoaudiológico no Seconci-SP

TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL E FAMILIARES QUE SOFREM COM PROBLEMAS DE TONTURA CONTAM COM ATENDIMENTO FONOAUDIOLÓGICO NO SECONCI-SP

Equipe de fonoaudiologia realiza cerca de 2.000 exames de audiometria por mês

Trabalhadores da construção civil que enfrentam problemas de fala, audição e labirintite (tontura) podem contar com atendimento fonoaudiológico oferecido pelo Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP). São comuns os casos em que uma simples manobra corporal, feita no paciente pelos fonoaudiólogos, alivie ou até sane as queixas de tontura.

O principal alerta da fonoaudióloga do Seconci-SP, Adriana Abrão Ribeiro, é para os homens que trabalham em altura, uma vez que frequentemente, ao sentirem tontura, a relacionem a fatores como falta de alimentação, não encarando como sintoma de uma possível patologia. “É fundamental que procurem um médico para investigar esses sinais, além de ter a consciência de que uma tontura pode ser sinal de labirintite”, alerta a fonoaudióloga.

A área de Fonoaudiologia do Seconci-SP é dividida em três segmentos: Audiologia, Fonoterapia e Otoneurologia. O atendimento de Audiologia, voltado em grande parte à área de medicina do trabalho, realiza cerca de 2.000 exames ocupacionais por mês de audiometria. Por meio deste exame é possível avaliar se o trabalhador possui ou não perda auditiva, possibilitando melhor tratamento e reabilitação. Entre os exames oferecidos pelo Seconci-SP estão a audiometria tonal e vocal e a imitanciometria.

Já o atendimento de Fonoterapia tem o objetivo de fazer o acompanhamento terapêutico, que pode ser realizado para prevenção ou reabilitação dos distúrbios da comunicação nas seguintes áreas de atuação: linguagem oral e/ou escrita, voz e audição, gagueira, afasia (dificuldade na fala devido a acidente vascular cerebral) e reabilitação vestibular.

A avaliação Otoneurológica envolve um conjunto de testes que tem a finalidade de diagnosticar distúrbios da audição e do equilíbrio corporal, popularmente conhecidos como tontura. Os testes são aplicados por meio de manobras terapêuticas – exercícios com o tronco – e de movimentos oculares, de forma personalizada. O resultado de um exame determina a aplicação de outro, com o objetivo de reestabelecer uma rotina saudável ao paciente.

Apesar de os homens serem a maioria na construção civil são as esposas as que mais procuram pela avaliação otoneurológica (de tontura/ labirintite) no Seconci-SP. Em 2013, dos 361 exames realizados, 66% foram em mulheres e 34% em homens. Entre janeiro e julho deste ano, o número de pacientes foi de 281, sendo 74% mulheres e 26% homens.

“Existiam casos de pessoas que passavam anos sendo medicadas para controlar os sintomas de problemas fonoaudiológicos. É claro que ainda há indicação de tratamento medicamentoso para algumas patologias, mas hoje, com o avanço dos exames, conseguimos fazer modernas manobras terapêuticas que podem proporcionar uma melhor reabilitação do paciente”, explica a fonoaudióloga da entidade.

Terapia em Grupo

Um dos grandes diferenciais para estes pacientes é o atendimento de fonoaudiologia realizado em grupo, que reúne pacientes com o mesmo tipo de problema para tratamento em conjunto. “Fazer a reabilitação em grupo é uma ótima maneira de trocar experiências e fortalecer a autoestima durante o tratamento. As pessoas que sofreram um acidente vascular cerebral (AVC), por exemplo, e tiveram sequelas na fala, percebem que não estão sozinhos nesta luta, além criar novas amizades durante as sessões”, conclui a fonoaudióloga.

O Seconci-SP é a entidade de responsabilidade social da construção paulista, que presta serviços de saúde e segurança do trabalho a 900 mil empregados do setor e seus familiares.



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-GO
Sinduscon-JP
AELO
APEMEC
Sinduscon-Pelotas
Ademi – MA
ANEOR
SECOVI-GO
Sinduscon Chapecó
Abrainc
APEOP-PR
Ademi – PE
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea