Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

29/05/2019

Teste do Senai avalia maturidade de empresas em Indústria 4.0

Como forma de incentivar as empresas brasileiras a acompanhar na 4ª revolução tecnológica, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) disponibiliza teste online gratuito que mede a maturidade no uso de tecnologias digitais. Até o momento, 416 representantes de 15 segmentos responderam ao questionário, que avalia o uso de recursos como internet das coisas, big data e robótica autônoma, assim como o envolvimento da companhia com a atualização tecnológica. A maior parte das participantes está nos primeiros estágios da chamada Indústria 4.0, nos níveis 1 e 2, em uma escala de 0 a 5.

O questionário está disponível online e pode ser aplicado empresas de qualquer setor econômico, não apenas da indústria. Entre as perguntas estão: “Quais áreas da empresa receberam investimentos na implantação de Indústria 4.0 nos últimos dois anos?”, “Qual é o nível de envolvimento, apoio e conhecimento dos líderes da empresa (direção-executiva e gerentes-sênior) com relação ao tema Indústria 4.0?”, “Qual é o nível do uso de sensores no chão de fábrica?”, entre outras. Os respondentes são, em geral, sócios-proprietários, coordenadores de informática, de processo, de produção e de manufatura.

Do total de participantes, 134 estão no nível 1, e 170 empresas se encontram no nível 2. Apenas 112 encontram-se nos níveis 3, 4 e 5. Em média, as empresas tiveram nota 2,45.

Com nota média 3,03, as grandes empresas levam pequena vantagem em relação ao nível de maturidade na Indústria 4.0. As médias companhias obtiveram pontuação 2,6; as pequenas, 2,29 e as microempresas conseguiram 2,21. A maioria dos respondentes (37%) é de microempresas, seguidas por pequenos negócios (25%).

As empresas que se identificam como apoiadoras da indústria são as que atingiram maior nível médio de maturidade, com pontuação média de 2,60. Em seguida, estão as companhias dos segmentos eletroeletrônico (nota 2,54); serviços especializados (2,48); alimentos e bebidas (2,35) e metalmecânico (2,35). A maior parte dos respondentes (134) são representantes de empresas das áreas de automação ou metalmecânica.

Em relação à localização, a maior parte (89) dos participantes do teste são de São Paulo; 39 são do Paraná; 48 do Rio Grande do Sul; 18 de Pernambuco; 23 de Santa Catarina; 28 de Minas Gerais, entre outras. Empresas de 24 estados fizeram a avaliação na plataforma do SENAI.

Para o diretor-geral do Senai, Rafael Lucchesi, a Indústria 4.0 é a grande oportunidade para que as empresas brasileiras se tornem mais produtivas. “O Senai compreende que o caminho rumo à manufatura avançada é mais do que adotar novas tecnologias, como inteligência artificial e big data. Exige, entre outros aspectos, a qualificação de profissionais que vão programar máquinas complexas, implantar novos processos e, principalmente, tomar decisões embasadas e em tempo real. Passa também pelo investimento em inovação, ou seja, no desenvolvimento produtos e processos inteligentes”, explica.

Com informações do Senai.

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon PR – Noroete
Sicepot-PR
Sinduscon-RO
ADEMI – BA
Sinduscon-PE
APEOP-SP
ASBRACO
Sinduscon-TAP
Sinduscom-VT
Sinduscon-AP
Sinduscon-Mossoró
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea