Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

23/05/2019

Sondagem mostra falta de confiança de empresários da construção

Os indicadores de expectativas e confiança dos empresários da construção caíram de forma generalizada em abril, de acordo com sondagem divulgada nesta quarta-feira (23) pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com o estudo, o resultado reflete a insegurança e frustração do setor quanto ao futuro da economia, o que faz com que as empresas segurem investimentos.

O índice de expectativa do número de empregados manteve-se no mesmo nível do mês passado, em 52,1 pontos. As expectativas de nível de atividade e compras de insumos e matérias primas, caíram 0,4 e 0,5 pontos, respectivamente.

O indicador que mede as expectativas de novos empreendimentos e serviços foi o que mais caiu: um ponto na comparação mensal. As expectativas permanecem acima da linha divisória de 50 pontos, sugerindo que ainda há otimismo por parte dos empresários do setor.

Além desses dados, o estudo mostra que os níveis de atividade e emprego continuam registrando queda quando comparado ao mês anterior. Porém, se aproximaram da linha divisória de 50 pontos, mostrando que o ritmo de queda foi mais brando.

A ociosidade continua elevada: a utilização da capacidade operacional (UCO) registrou 56% em abril. As obras de infraestrutura apresentam ociosidade maior, o que afeta os resultados agregados do setor, por serem obras de grande impacto econômico e financeiro.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – CO
Sinduscon – Grande Florianópolis
SECOVI-GO
SECOVI- PB
Assilcon
Sinduscon-PR
Sinduscon-AL
Sinduscon-SM
Sinduscon-Oeste/PR
AELO
Sinduscon-BA
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea