Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

23/08/2014

Sinduscon-SL: Dia Nacional da Construção atinge objetivos e movimenta o setor

""             Ocorreu neste sábado, dia 23 de agosto, em 38 localidades de todo o País, o Dia Nacional da Construção Social. O Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Leopoldo (Sinduscom-SL), juntamente com o SESI, reuniu, em sua terceira edição, 1.104 pessoas, contando com 262 parceiros, totalizando 15.303 atendimentos. O evento teve lugar no SESI, Av. Lúcio Bittencourt, nº 1080, e no ginásio municipal, em Sapucaia do Sul-RS. Os trabalhadores foram recepcionados pelos integrantes dos sindicatos dos trabalhadores da construção e do mobiliário, equipe do Sinduscom-SL e do SESI. A organização do DNCS esteve a cargo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
 
            No DNCS 2014, os trabalhadores da Construção Civil e do Mobiliário e seus familiares tiveram acesso a diversos serviços, todos gratuitos, nas áreas de saúde, educação e cidadania, incluindo atividades culturais e de lazer. A programação ocorreu das 9h às 15h, com serviços diversos e atrações culturais e das 15h às 16h com sorteios de brindes, incluindo seis bicicletas e diversos eletrodomésticos, além de atrações de palco. Todos receberam lanches completos, incluindo fruta, suco e sanduíches naturais, além de cachorro-quente e refrigerantes. As crianças divertiram-se com algodão doce, pipoca e muitos brinquedos. 
            Após o uso dos kits de lanches, as embalagens se transformavam em sacolas enfeitadas com tecidos, graças ao trabalho do grupo Ky-Ideias, de Sapucaia do Sul, que orientou os interessados a reaproveitar o material, a partir de boas sugestões.
 
            Segundo o presidente do Sinduscom-SL, engenheiro Julio Cezar Steffen o Dia Nacional da Construção Social, além de ser festivo, foi um momento de comemoração e uma lição de plena cidadania. “O projeto transformou-se no mais importante evento na área da responsabilidade social empresarial no setor da Construção Civil brasileiro e o SINDUSCOM-SL esteve 100% envolvido nesta atividade, que beneficia diretamente os trabalhadores da construção e do mobiliário da região”, enfatiza Steffen.
 
             O tema do DNCS 2014 “Família: o alicerce do que se constrói na vida” oportunizou um dia especial para os trabalhadores e seus familiares, que tiveram acesso aos seguintes serviços: confecção da Carteira de Trabalho, orientação à saúde bucal e nutricional, jogos e cidade dos brinquedos, corte de cabelo e maquiagem, oficinas de leitura e desenho, artesanato e construção civil, oficinas esportivas, atrações culturais, entre outras atividades. Uma atração muito procurada foi a cabine de fotos instantâneas, com logos da CBIC, Sinduscom-SL e SESI, onde os trabalhadores, utilizando EPIs, divertiram-se em família e recebiam duas cópias das respectivas fotos.
 
            As famílias tiveram oportunidade de passar um dia festivo. Alexandre Vitalli trabalha numa empresa de engenharia em Porto Alegre, como carpinteiro, e veio aproveitar todos os serviços oferecidos, juntamente com os familiares. A esposa Gildete Rockbach também aprovou a iniciativa. “Os filhos Jonatan, 9 anos, e Renato, 2 anos, aproveitaram bem os brinquedos e o espaço da biblioteca, que envolveu as crianças”, afirmou Alexandre. “Tivemos oportunidade de reforçar valores e mostrar as ferramentas que utilizamos no trabalho”, destacou orgulhoso.
 
 
Solenidade de abertura
 
             A solenidade de abertura ocorreu às 11h e contou com a presença do prefeito municipal de Sapucaia do Sul, Vilmar Ballin; diretor-superintendente Regional do SESI-RS, Edison Lisboa; presidente do Sinduscom-SL, engenheiro Julio Cezar Steffen; vice-presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Rio Grande do Sul, Paulo Alves de Souza; entre outras autoridades da região de abrangência do Sinduscom-SL, composta por 20 municípios.
           Segundo o prefeito de Sapucaia do Sul “o evento orgulha a população, que pode contar com um segmento que contribui para o crescimento da cidade e que emprega homens e mulheres, oportunizando uma verdadeira confraternização, entre trabalhadores, familiares e empresários”, afirma Vilmar Ballin. Para o diretor-superintendente, Edison Lisboa “a festa consolida um desejo de que o setor tenha mais qualidade de vida e orgulho da profissão escolhida”. O presidente do SINDUSCOM-SL reforçou a ideia principal da iniciativa para a entidade, “baseada no viés do resgate da importância do trabalho da construção para a sociedade, tendo sempre presente a família e a educação”.
 
 
Neusa Medeiros
Jornalista – Reg. Profissional nº 5.062
Edição 3 – Comunicação Empresarial Ltda.
[email protected] – Fone: (51) 9878 1000
 
COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-AM
Ademi – PE
Sinduscon-MG
SECONCI BRASIL
Sinduscon-DF
Sinduson – GV
SECOVI-PR
Sinduscon-SP
SECOVI-GO
Ademi – PR
Sinduscon-PA
FENAPC
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea