Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

05/10/2017

Sinduscon-MT estreia participação à distância no CB-02, em reunião de implantação da Comissão de Estudo de Revisão da Norma de Execução de Estrutura de Concreto

Mato Grosso participou de uma iniciativa pioneira nas discussões acerca de normas que regem a indústria da construção no país. Cinco profissionais que atuam na área da construção civil em Cuiabá participaram na manhã desta quinta-feira (5) de uma webconferência do CB-02 (Comitê Brasileiro da Construção Civil) para a implantação da Comissão de Estudo de Revisão da Norma de Execução de Estrutura de Concreto (ABNT NBR 14.931).  Na sala de reuniões da Plaenge Empreendimentos Ltda., empresa associada ao Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon-MT), foi instalado um ponto focal que permitiu a participação dos profissionais, em tempo real, na comissão de estudo.

A possibilidade de participar remotamente das reuniões da ABNT teve início após solicitação do Grupo de Acompanhamento de Normas da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat), que integra o Projeto de Gestão de Normas Técnicas do Setor, iniciativa CBIC e Senai Nacional. “Esse novo tipo de acesso da ABNT é muito bem-vindo, vai democratizar e enriquecer o processo de elaboração e revisão das normas técnicas. Os cinco profissionais talvez não estariam presentes se não fosse essa possibilidade de participar remotamente”, destaca o presidente da Comat/CBIC.

“Isso significa a oportunidade que sindicatos têm de poder exercitar um trabalho voluntário na elaboração/revisão das normas, sem custos. Representa a chance de colaborar com o aperfeiçoamento das normas em vigor, expondo e sugerindo mudanças que sejam compatíveis com a realidade de cada região do país a partir da percepção de cada mercado”, analisa a engenheira civil, Sheila Marcon, integrante da Comat/CBIC e assessora técnica do Sinduscon-MT.

Dessa primeira experiência, com o uso do Webex, participaram os docentes Manoel Santinho Rodrigues Júnior, professor-doutor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e Daniel Brustolin Sperandio, professor do Centro Universitário Univag. Ambos são especialistas em estruturas de concreto. Como representantes das construtoras também participaram Enzo Bernardino Cerqueira (Ginco Urbanismo), Carlos Augusto Santos (Vanguard) e Rogério Fabian (Plaenge).

A webconferência ocorreu no horário das 9h às 11h. Os encontros serão sempre às primeiras quartas-feiras do mês, no horário das 8h ao meio-dia (horário de Mato Grosso). Até a conclusão da revisão da ABNT NBR 14.931, as reuniões serão no mesmo local. Excepcionalmente, o segundo encontro do grupo será no dia 8 de novembro, em virtude de a data inicial coincidir com a véspera do feriado do Dia de Finados, em 2 de novembro (quinta-feira).

“A gente pode avaliar que foi um grande sucesso o início dos trabalhos, pois conseguimos reunir não só o setor construtivo, mas também a universidade, que é o meio formador de mão de obra e de produção do conhecimento e pesquisa. Nosso agradecimento especial ao empresário Rogério Fabian por disponibilizar não só o espaço, mas todo o aparato tecnológico para a realização da webconferência”, completa Sheila Marcon.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-TAP
Sinduson – GV
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-MT
Sinduscon-PE
Ademi – PE
Sinduscon – Vale
Sinduscon-Oeste/PR
SINDUSCON – SUL
Sindicopes
APEOP-PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea