Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

29/11/2019

Setor da construção encerra trabalhos do BIM Colaborativo 2019

Evento do Sinduscon-DF encerra BIM Colaborativo 2019

Entidades, associados, estudantes e empresas que colaboraram com o projeto BIM Colaborativo 2019 participaram do evento de encerramento no dia 27 de novembro, no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), em Brasília. O projeto é uma parceria entre a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do DF (Sebrae-DF) e o Sinduscon-DF.

O projeto busca viabilizar a introdução da Modelagem da Informação da Construção (BIM) no cotidiano do setor imobiliário da região. A iniciativa começou em outubro do ano passado e contou com o apoio de consultoria especializada e dos principais desenvolvedores de software BIM do mercado.

O presidente do Sinduscon-DF e presidente da omissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, Dionyzio Klavdianos, abriu o evento dando destaque à importância da colaboração entre empresas e entidades para a melhoria e avanço do conhecimento da metodologia em Brasília.

As arquitetas Fabiana Curado e Juliana Gehlen, integrantes do grupo de trabalho do projeto, falaram sobre a evolução que o piloto do BIM Colaborativo teve mesmo após seu término.

“Em nossa primeira reunião pós-encerramento, discutíamos o que poderíamos fazer para continuar ampliando nosso conhecimento, então o Dionyzio [presidente do Sinduscon-DF] falou que o sindicato estava com o projeto para uma praça e, quem sabe, o grupo não poderia desenvolvê-lo em sistema BIM”, contou Fabiana. Desde então, os participantes abraçaram a ideia e têm trabalhado no projeto para a Praça da Floricultura, desenvolvido por meio do Adote uma Praça, do GDF.

O engenheiro e consultor em BIM, Rogério Suzuki, falou sobre a evolução do BIM nas empresas participantes do projeto colaborativo. Segundo ele, durante o processo, foi possível acompanhar as apresentações de cada equipe e aprender com os erros uns dos outros.
“Fizemos a seguinte pergunta aos participantes: ‘Após o término do projeto, a empresa promoveu ações práticas no sentido de implantar BIM?’ A grande maioria das respostas foi sim e isto é importante para nós. Fez as empresas saírem do 2D ou pelo menos caminharem em direção ao BIM”, avaliou Suzuki.

Consultor em BIM da CBIC, Wilton Catelan (Foto: Divulgação Sinduscon-DF)

 

Já o consultor em BIM da CBIC, Wilton Catelani, explicou sobre a necessidade de uma nova entidade, destacando o BIM Fórum Brasil, para a difusão dos conhecimentos em BIM.

“Dois projetos foram propostos ao longo do período: um da criação do Chapter Brasileiro, dentro do BIM Fórum Brasil, sendo idealizado como uma nova e mais ampla entidade; e o Building Smart, que entraria como um dos projetos do fórum”, explicou. Para que estas mudanças sejam realidade, Catelani acredita que o foco deve estar no aprendizado e no colaborativo.

Para finalizar o evento, foi apresentado um projeto interativo realizado pelas construtoras Brasal Incorporações, MKZ Arquitetura e Martins Instalações. O diretor da MKZ Arquitetura, Rogério Markiewicz, falou da trajetória da construtora em mudar do sistema CAD para o BIM. “Não basta apenas comprar o software, é preciso investir no treinamento, na máquina, que é mais cara. Junto a Martins Instalações foi possível evoluir”. Para ele, a colaboração entre as três empresas facilitou a inclusão do software.

O diretor de Incorporação e Engenharia da Brasal, Bruno Goretti, destacou os resultados com a mudança para BIM. “Tivemos qualidade nos projetos, redução substancial nas interferências, maior precisão do orçamento e controle dos fluxos. Os projetos passaram a ser totalmente em 3D e com maior velocidade em revisão dos defeitos encontrados”, destacou.

Durante os debates, Renato Carvalho, chefe de gabinete da Secretaria de Obras do DF, parabenizou o sindicato pela iniciativa e aos palestrantes pela didática, colocando a secretaria à disposição. Ele contou da ideia de participar do projeto BIM Colaborativo. “Nos incluímos no grupo em busca de informações para eficiência na elaboração de projetos, de maneira mais rápida e com menos custos”, afirmou.

O assessor especial da presidência da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), Germano Teixeira, prestigiou o evento e contou da sua experiência com BIM. “Sou da área de tecnologia e há 5 anos já me perguntava o porquê de utilizar CAD ao invés de BIM. Agora entendo os motivos. Não é só o software, é um trabalho de treinamento, pesquisa, construção de várias partes, desde o instalador ao arquiteto e a engenharia como um todo. Entendo que essa tecnologia é complexa e, por isso, precisa de um apoio e a FAPDF está disponível para apoiar”, garantiu.

Para Dionyzio Klavdianos, o objetivo foi cumprido. “O projeto é muito importante e, com esse encerramento, pudemos conhecer a experiência das empresas, o enredo de como está o projeto do BIM Colaborativo, a palavra dos consultores, que como sempre é essencial. Com tudo isso, pudemos informar muita gente, com uma boa assistência, o que é fundamental para que possamos disseminar a inovação”, finalizou.

O tema BIM tem interface com o projeto ‘Tecnologia e Inovação na Indústria da Construção’ de autoria da CBIC com o Senai Nacional.

 

Veja as fotos do evento.

(Com informações do Sinduscon-DF)

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PA
ADEMI-AM
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Ademi – SE
Sinduscon-Porto Velho
Sinduscon-Norte/PR
Sicepot-RS
Sinduscon-Teresina
Sinduscon-Caxias
Sinduscon – CO
Sinduscon – Norte
Sinduscom-NH
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea