Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

28/10/2020

Setor da construção do Sudeste apresenta exemplo de boas práticas na pandemia

A proteção aos trabalhadores do setor da construção durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) foi o mote das ações de boas práticas em responsabilidade social apresentadas nesta quarta-feira (28) por entidades e empresas do setor da construção da Região Sudeste, durante webinar da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Desde o início da pandemia, a área de responsabilidade da CBIC vem compilando boas práticas que estão sendo disseminadas em eventos regionais específicos da entidade, para que possam ser replicadas em outras localidades. Confira todas as Ações da Construção na Pandemia no site da entidade.

“O movimento de disseminação de boas práticas da CBIC sempre existiu e se intensificou durante a pandemia”, apontou a presidente da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, Ana Claudia Gomes.

A também vice-presidente da área de Responsabilidade Social da entidade salientou que o principal ativo de uma empresa é a confiança. “A crise sanitária abalou a saúde pública e o mercado mundial, o que gerou na sociedade uma crise de desconfiança e o que a sociedade espera das empresas é que sejam capazes de promover impacto positivo na sociedade, investir no colaborador, cuidar do construtor e dar importância aos steakholders”.

O evento contou com a participação do vice-presidente da CBIC na Região Sudeste, Aristóteles Costa Neto (Espírito Santo), e de representantes dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo na apresentação dos cases.

Coordenadora de Recursos Humanos da Somattos, Raquel Cardozo

A coordenadora de Recursos Humanos da Somattos, empresa mineira com 44 anos de atuação no mercado, Raquel Cardozo, foi a primeira a enfatizar a importância do trabalhador ao apresentar o case Como lidar com a Covid-19 nos canteiros de obras. “Cuidar do nosso colaborador é o nosso DNA”, afirmou, ao apontar as iniciativas desenvolvidas e o desafio de manter os procedimentos e as rotinas nos canteiros. Dentre as ações, a realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) online.

Da esquerda para a direita: gerente de relacionamento com o mercado, Marcela Pinheiro, e a coordenadora do departamento de Serviço Social do Seconci-MG,  Sylvia Helena Costa

As Ações do Seconci-MG de apoio às empresas no enfrentamento da pandeia de Covid-19 foram apoiadas pela área de medicina e contaram com a parceria da Secretaria de Saúde do Estado, segundo a coordenadora do departamento de Serviço Social do Seconci-MG, Sylvia Helena Costa. Destaques para a Visita Covid, pré-agendada, onde se observou o comprometimento das empresas do setor e seriedade e rapidez no atendimento aos protocolos, assim como para a Telecovid, com teleorientação sobre a Covid-19.

“É um trabalho que as empresas estão realizando com afinco”, mencionou a gerente de relacionamento com o mercado do Seconci-MG. Marcela Pinheiro.

Gerente de Relações Institucionais do Seguro PASI, André Araújo

Ao compartilhar as práticas e experiências do Plano de Amparo Social e Imediato (PASI) para a Proteção da empresa e seus empregados em meio à crise provocada pela pandemia da Covid-19, o gerente de Relações Institucionais do Seguro PASI, André Araújo, reforçou a importância do cuidado com o trabalhador.

“Enxergar como os contratantes podem proteger melhor seus trabalhadores” foi o principal objetivo das iniciativas do PASI, que, segundo André Araújo, resultou na disponibilização de assistência social aos trabalhadores – independentemente de ter sido contratada – e apoio psicológico ao colaborador que tinha que sair de casa, porque o setor não parou, e aos que estavam passando por conflitos domésticos, além de orientações nutricionais e fitness.

Outra importante iniciativa foi a liberação da cobertura para a telemedicina (dentro de acidentes), por telefone ou vídeo chamada. “O PASI foi o primeiro a indenizar por Covid na América Latina”. Até o momento 147 pessoas foram indenizadas no país, em menos de 24 horas.

Representante do Seconci-Rio, Elizangela Moura

O case Todos de máscara, do Serviço Social da Construção do Estado do Rio de Janeiro (Seconci-Rio), inspirado em ações da CBIC, foi detalhado pela representante do Seconci-Rio, Elizangela Moura. “A iniciativa tem atuação em três frentes: combate ao coronavírus, questão socioeconômica para os que perderam renda e saúde mental de toda a família”, frisou.

Gerente de suprimentos da empresa, Carlos Henrique Teixeira de Souza

Preocupada em garantir o bem estar dos colaboradores e um ambiente mais saudável, a CAC Engenharia, com atuação em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, contratou uma empresa especializada em desinfecção. Dentre as Iniciativas implementadas durante a pandemia, o gerente de suprimentos da empresa, Carlos Henrique Teixeira de Souza, aponta o túneo de desinfecção e a contratação de um infectologista que realizou encontros para dirimir dúvidas e torna-los multiplicadores nas empresas e nas obras.

Vice-presidente de Responsabilidade Social do SindusCon-SP,  Maristela Alves Lima Honda

Já as Ações do Sinduscon-SP e do Seconci-SP no combate e resposta à Covid-19, segundo a vice-presidente de Responsabilidade Social do SindusCon-SP,  Maristela Alves Lima Honda, englobam desde o lançamento da Pesquisa Semanal sobre a Covid, o Programa Seconci-SP de Obra com Saúde (SOS), a Campanha Covid-19 e Testes para Covid-19 até o gerenciamento de Hospitais de Campanha pelo Seconci-SP.

Superintendente do Instituto de Ensino e Pesquisa Armênio Crestana (Iepac) do Seconci-SP

“Têm dois verbos que a gente tem praticado que são compartilhar e colaborar, centrados na preocupação com o setor da construção”, salientou a superintendente do Instituto de Ensino e Pesquisa Armênio Crestana (Iepac) do Seconci-SP, Norma Araújo.

O evento realizado nesta quarta-feira (28) e direcionado à região Sudeste tem interface com o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia da Covid-19 e é parte integrante do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da CBIC, com a correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
ADIT Brasil
SECOVI-SP
Sinduscon-MT
Ademi – SE
ANEOR
SECONCI BRASIL
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sindicopes
Sinduscom-SL
Sinduscon – Norte
Sinduscon-AM
Sinduscon-RR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea