Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

06/10/2017

Setor da construção debate propostas para fortalecer pequenas e médias empresas latinoamericanas durante 31º Congresso Interamericano da Indústria da Construção

Um dos destaques do 31º Congresso Interamericano da Indústria da Construção, realizado nos últimos dias 4 e 5 de outubro, no Hotel Sheraton Buenos Aires, na Argentina, foi o debate sobre o “Fortalecimento de Pequenas e Médias Empresas Latinoamericanas”, do qual a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) participou, representada por Murillo Allevato. Uma das propostas aprovadas durante o painel que tratou do tema foi a de desenvolver parcerias público-privadas para pequenas e médias empresas, como opção de ampliação de mercado e, ainda, uma ação voltada à introdução do conceito de desenvolvimento de projetos junto às empresas do setor da construção. 

Também foram ressaltadas a importância de como promover a ampliação de financiamentos internacionais junto às pequenas e médias empresas latinoamericanas e a importância da participação de mais empresas, tendo em vista a consolidação de um novo cenário de negócios voltado para a ética e compliance

 Além da CBIC, integraram o painel o presidente da Confederação Internacional das Associações de Construção (CICA), Jorge Mas, o diretor de Setores Produtivos da CAF Banco de Desenvolvimento da América Latina, Alejandro Gumicio e o segundo vice-presidente da Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC), Iván Szczech.  

Em sua exposição, Allevato citou o Projeto de Ética e Compliance da CBIC, realizado pelo seu Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc), com a correalização do Sesi Nacional, já amplamente divulgado pela CBIC em diversas regiões brasileiras. “A intenção do setor da indústria da construção brasileira é expandir a atuação de pequenas e médias empresas no País”, destacou.   

Durante o painel, discutiu-se também propostas de fortalecimento para as pequenas e médias empresas latino-americanas, como: disseminar o conceito de project finance; visar o conceito de parcerias público-privadas como um tema integrado junto com questões técnicas, financeiras e ambientais, e a importância do crescimento econômico junto com disseminação de ferramentas voltadas à estruturação de um projeto.  

O representante da CAF alertou sobre a dificuldade em estabelecer parcerias junto às pequenas e médias empresas. No entanto, durante o evento deu-se início a uma proposta de parceria junto aos bancos de desenvolvimento e criação de linhas de créditos específicas. 

O congresso, que integrou a programação da FIIC, em Buenos Aires, reuniu representantes das Câmaras da Construção de 18 países latinoamericanos (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Dominicana, El Salvador, Uruguai e Venezuela), que integram a Federação Interamericana da Indústria da Construção (FIIC). 

 A participação da CBIC durante a programação da FIIC na Argentina conta com a correalização do Senai Nacional.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon Anápolis
Sinduscon-PA
Ademi – SE
Sinduscon-Joinville
Sinduscon-RN
Sinduscon PR – Noroete
ANEOR
APEMEC
Sinduscon-Vale do Itapocu
Sinduscon-BC
Sinduscon-Porto Velho
Abrainc
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea