Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

24/08/2018

Sesi Viva+ auxilia empresas do setor da construção no atendimento à demanda de Gestão do eSocial

Plataforma digital online é uma alternativa acessível para as empresas reduzirem riscos e custos relacionados à saúde e segurança

A plataforma digital Sesi Viva +, além de oferecer às empresas da indústria da construção um sistema de gestão de programas de serviços em Segurança e Saúde no Trabalho (SST), para atendimento não apenas à necessidade de redução de custos e investimentos nas questões de afastamento e de saúde, contempla uma atual demanda do setor da construção e do mercado imobiliário que é a de gerenciamento de informações do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). O eSocial muda a forma de entrega e demonstração do cumprimento das exigências fiscais, previdenciárias e trabalhistas, gerando mais obrigações.

As empresas que não cumprirem as exigências do eSocial estarão expostas a um processo de fiscalização eletrônica com maior abrangência. Buscando minimizar possíveis riscos, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) está firmando uma parceria com o Sesi Nacional, que visa a divulgação da plataforma nos estados. “Vamos fazer uma sequência de eventos de divulgação, com a apresentação dos serviços, mostrando os riscos do eSocial e a solução via Sesi Viva+”, destaca o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

“Com o advento do eSocial, a necessidade de uma melhor gestão dos programas de SST será condição sine qua non para a empresa se proteger de riscos legais de autuação. O Sesi Viva + é uma alterativa acessível para apoiá-la na gestão do eSocial, reduzindo seus riscos de compromisso legal com os órgãos fiscalizadores”, completa o gerente-executivo de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, Emmanuel de Souza Lacerda

Uma das vantagens do sistema é que, conforme exigido pelo eSocial, todos os seus programas legais estão parametrizados, como os de análise de riscos, higiene ocupacional e de SST. Além disso, apresenta soluções integradas de layout de exportação para o sistema de escrituração digital, fluxos e processos dos programas legais de SST, aplicativo de gestão do eSocial e alertas de não conformidades.

Painel Setorial da Construção

Com lançamento previsto para setembro, o Sesi Viva + também contará com um Painel Setorial da Construção, com dados online de indicadores de desempenho de SST no setor da construção, a ser compartilhado com a CBIC e os Sinduscons de todo o País. “Será uma ferramenta de inteligência setorial de desempenho na área de SST”, destaca Emmanuel de Souza Lacerda. A plataforma estará conectada aos Centros de Inovação do Sesi, tendo em vista que são eles que desenvolvem soluções para as empresas.

Centros de Inovação

O Sesi dispõe ainda de oito Centros de Inovação, que desenvolvem soluções em Saúde e Segurança no Trabalho (SST) com alto valor agregado para atender às necessidades da indústria brasileira. O objetivo principal é promover a saúde dos trabalhadores e aumentar a eficácia das práticas nas empresas, com destaque para os de Tecnologias para a Saúde, Estudos de Fatores Psicossociais, Higiene Ocupacional; Prevenção da Incapacidade e Economia para Saúde e Segurança.

Conheça o Sesi Viva+

O Sesi Viva+ contempla um conjunto de iniciativas que visa garantir à empresa um ambiente de trabalho mais eficiente, baseado na prevenção, reduzindo afastamentos, trabalhadores e garantindo trabalhadores mais satisfeitos e melhores resultados para a indústria. O objetivo é reduzir custos e aumentar os resultados, além de construir um ambiente de trabalho com mais saúde e segurança para os seus colaboradores.

Além disso, o Sesi Viva + possibilita uma melhor administração dos afastamentos por doenças e acidentes de trabalho e monitoramento dos indicadores que impactam no Fator Acidentário de Prevenção (FAP), permitindo ao empresário tomar medidas para redução dos custos com o FAP.

É também uma ferramenta de Business Intelligence com painéis de indicadores que apresentam perfis de saúde populacional, de SST e de estilo de vida dos trabalhadores da indústria. Seus indicadores podem apoiar os gestores a identificar ações prioritárias e assertivas de SST.

Ademais, oferece canais para interação entre a indústria, os trabalhadores e o Sesi; permite a produção de estudos epidemiológicos para a elaboração de medidas de redução de custos com plano de saúde; promove a gestão de SST para cadeia de fornecedores, e disponibiliza conteúdos para que trabalhadores e empresas possam superar desafios, como hábitos mais saudáveis e redução de acidentes de trabalho.

Para ter acesso ao Sesi Viva+, as entidades/empresas, a exemplo dos Sinduscons da Bahia e de Santa Catarina, podem entrar em contato com os Sesis regionais sobre como participar/adquirir o acesso às plataformas do programa.

CANPAT Construção

Informações sobre o Sesi Viva+ também têm sido apresentadas pelo Sesi Nacional durante a CANPAT Construção (Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção). Idealizada pela CBIC e realizada juntamente com o Sesi Nacional e com o Ministério do Trabalho, pela sua Secretaria de Inspeção do Trabalho, a campanha conta ainda com o apoio do Seconci Brasil.

A CANPAT Construção visa criar um ambiente de discussão perene no setor sobre saúde e segurança do trabalho, por meio da divulgação e debate sobre as melhores práticas e os temas que devem ser observados na busca de maior qualidade de vida do trabalhador. Para mais informações, clique aqui. https://cbic.org.br/canpatconstrucao/#home

 

 

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon – Norte
Sinduscon-Costa de Esmeralda
FENAPC
Sicepot-RS
Sinduscon-Teresina
Ademi – RJ
Sinduscon-MS
ADIT Brasil
Sinduscon-MT
Sinduscon-PA
Sinduscon-Joinville
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea