Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

28/09/2018

Senai, CBIC e Sinduscon aplicam técnicas do Lean Construction para aumentar produtividade de obra no Distrito Federal

Por meio de análises e buscas de novas oportunidades de colocar a indústria da construção civil atualizada com novas técnicas de alinhamento de melhoria contínua e aumento de produtividade, o Departamento Nacional do Senai e a CBIC proporcionaram a experiência de aplicação de técnicas de aumento de produtividade através do Lean Construction (LC) a uma construtora localizada no Distrito Federal no mês de agosto de 2018. A parceria fortalece os focos estratégicos das Instituições para viabilizar e dar condições de impulsionar a criação de negócios, por meio de inovação e tecnologias.
Nos últimos anos, surgiram literaturas, tornando amplamente documentada a implementação do LC, que provem sua base do Lean Manufacturing, tendo como objetivo principal a redução de desperdícios do processo tornando mais produtivo.

O LC está ganhando força, fornecendo uma estrutura para uma melhor eficiência da mão de obra, de modo que as empresas de construção civil tirem mais produtividade de sua força de trabalho.

Ao contrário da prática tradicional de tentar otimizar cada atividade individual, os princípios do LC exigem minimizar o desperdício durante todo o ciclo do projeto. Na verdade, a melhor maneira de obter valor é incorporar práticas enxutas no planejamento inicial antes que o projeto seja aprovado (BADRAN, 2017).

Os princípios do LC incluem:
• Melhor planejamento de comunicação com o cliente, força de trabalho, contratados e fornecedores com acesso aberto ao cronograma, projeto e fluxo de trabalho do projeto;
• Eliminar desperdício de materiais, duplicação de esforços e erros de projeto;
• Planejamento inicial do trabalho que inclui foco no fluxo de trabalho, distribuição de tarefas e carga de trabalho e um escopo claramente definido;
• Agendamento antecipado com entregas just-in-time, disponibilidade de recursos, acesso a planta e coordenação de outras dependências de recursos;
• Planejar e coordenar atividades externas de fabricação e construção modular para reduzir o congestionamento do local, distribuir a carga de trabalho, minimizar a força de trabalho de campo e melhorar a entrega just-in-time.

APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS NA APLICAÇÃO DO LC NA CONSTRUTORA ESTUDADA

As técnicas do LC foram aplicadas em uma obra no DF por consultores do Senai, no mês de agosto, obtendo resultados significativos no processo de: Serviço de execução de pintura e revestimento.

SERVIÇO DE EXECUÇÃO DE PINTURA

Contextualização:

• Previsão de entrega de 2 apartamentos em 6 dias;
• Serviço realizado com 2 profissionais;
• Quantidade de material disponível para executar 13 apartamentos.

META
• Reduzir em 20% o tempo de entrega do serviço.

AÇÕES:
• Balancear processo de aplicação de massa PVA;
• Aquisição de rolos de textura para aplicação de massa;
• Distribuição do estoque de matéria prima por ambiente de aplicação;
• Padronizar a sequência de serviços por ambientes;
• Aquisição de desempenadeira de 65 cm;
• Adaptação do método de aplicação utilizando as novas ferramentas no processo.

RESULTADOS

SERVIÇO DE EXECUÇÃO DE REVESTIMENTO
Contextualização: Com a produtividade atual entregaremos os 6 apartamentos com 9 dias de atraso.

META
• Aumentar a produtividade para 11,39m²/dia/operador no assentamento de pisos da obra.

AÇÕES

RESULTADOS

CONCLUSÃO

Segundo Ballard e Howell (1998), a implementação do LC levará a mudanças em quase todos os aspectos do projeto e gestão da Construtora. Nenhum guia passo a passo pode ser oferecido porque a mudança no nível do modelo mental é um processo de desenvolvimento.

A busca pelo aumento de eficiência na construção civil deve estar alinhada com a utilização da filosofia do LC, a quebra de paradigmas deve acontecer para que o LC realmente seja aplicado na sua totalidade. Nesse artigo foram apresentados resultados com a aplicação dos princípios e ferramentas do LC, sem investimentos, apenas melhorias no processo.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
FENAPC
Sinduscon-SF
Sinduscon – Grande Florianópolis
Sinduscon-PLA
Sinduscon-JP
Sinduscom-VT
Sinduscon-SP
ADEMI-AM
Sinduscon Chapecó
Aconvap
Sinduscon-JF
Sinduscon Anápolis
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea