Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

04/05/2017

Seminário sobre capacitação em Ética e Compliance chega a Alagoas

Promovido pela CBIC e pelo Sesi Nacional, evento reunirá empresários da construção civil em Maceió (AL) para debater a importância do compliance no ambiente de negócios da construção civil.

O Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon-AL) e a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-Al) realizam nesta sexta-feira (05/05), na sede do Sinduscon-AL, na Avenida Fernandes Lima, 1909 – Pinheiro – Maceió (AL), o seminário “Ética e Compliance para uma Gestão Eficaz”. O fortalecimento dos mecanismos de controle interno e a modernização dos marcos regulatórios de gestão para entidades e empresas da construção civil são temas centrais do evento, destinado a disseminar as ferramentas disponíveis para fortalecer mecanismos internos de controle, assim como indicar normas de conduta que tornem mais difícil a prática de desvios. “Vamos levar ao nosso público alguns cuidados necessários no ambiente de negócios e disseminar pontos que achamos importantes para que se fechem janelas de oportunidade de corrupção”, afirma José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), promotora do evento junto com o Sesi Nacional.

Na ocasião, a CBIC vai apresentar o Guia de Ética e Compliance da construção civil, formado por documentos que trazem as mais atuais premissas e iniciativas de compliance, alinhadas a padrões internacionais, que servirão de referência e sugestão para entidades do setor e suas empresas associadas. O volume é composto por um guia referencial de ética, um guia de compliance e representação política, um código de conduta concorrencial para a construção civil e um manual de avaliação de risco de corrupção nas empresas. São documentos que apontam o que pode ou não ser feito no relacionamento empresarial com o poder público e outros atores.

“Este evento acontece em um momento ímpar que nosso país atravessa, portanto torna-se ainda mais importante para todos os setores, não só o da construção civil, pois é um acontecimento para esclarecer toda a classe empresarial, sobre a necessidade de se implantar ética e compliance em nossas empresas. Vale ressaltar que este movimento foi iniciado através da ONU, Organização das Nações Unidades, que começou a implantar em diversos países, dentre os quais, o Brasil, tendo a CBIC encampado a ideia e começado a difundir no Brasil, através de diversas palestras por todo o brasil, sendo o o estado de Alagoas também contemplado”, afirmou Alfredo Brêda, presidente do Sinduscon-AL.

O seminário e a apresentação dos documentos são o desfecho de um trabalho iniciado em 2015, em paralelo às discussões em torno da lei anticorrupção no Congresso Nacional, quando a CBIC decidiu atualizar as informações disponíveis e formular um arcabouço mais moderno nessa área para a construção civil.

Estão confirmadas as presenças do presidente da CBIC, José Carlos Martins; do cientista político Leonardo Barreto; da sócia da GO Associados Norte/Nordeste, Bruna Monteiro; do procurador Marcial Duarte Coêlho; da coordenadora geral de Integridade do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União, Renata Figueiredo; do consultor da Siemens, Lino Sidney Gaviolli, e do procurador Geral de Justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar Neto.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SINDICIG
SINDUSCON – SUL
Sinduson – GV
Sinduscon-PLA
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-SM
Sinduscon – Grande Florianópolis
Ademi – PR
Sinduscon-AP
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-RN
Sinduscon-MG
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea