Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

09/06/2014

Seminário leva otimismo ao setor

"Cbic"
09/06/2014

Correio Braziliense

Seminário leva otimismo ao setor

As entidades do setor imobiliário do Distrito Federal avaliaram de maneira positiva o seminário O custo da burocracia no imóvel, realizado na última quinta-feira. A expectativa a partir de agora é de que Executivo e Legislativo, representados no evento, contribuam para eliminar os entraves atualmente existentes na liberação de construções e empreendimentos imobiliários na capital federal. O encontro foi promovido pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliários (Ademi), Associação Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon).

"O Executivo e o Legislativo estiveram conosco ouvindo nossas críticas e sugestões. Isso foi bastante produtivo. Mas creio que precisamos ter um canal também com o Judiciário e com o Ministério Público. O setor é legalista. Não temos interesse algum em transgredir as regras. Mas precisamos que a burocracia que hoje emperra o processo de liberação de empreendimentos seja diminuída. Todo mundo perde com a situação atual, o governo, o setor e a sociedade", explicou o presidente da Ademi-DF, Paulo Muniz.

Hoje, no DF, um processo demora entre um ano e um ano e meio para ser analisado e liberado pelo Poder Público. Para Adalberto Valadão, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o ideal era que o tempo fosse reduzido para, no máximo, 60 ou 90 dias. "No passado, era assim. Acreditamos que, com organização, é possível voltar a esse patamar. Essa é nossa expectativa. Os benefícios serão muito amplos caso o tempo seja reduzido", explica.

Muniz e Valadão fazem uma avaliação favorável do seminário. "Conseguimos mostrar os principais problemas existentes hoje e cobrar soluções", disse o presidente da Ademi. "Pelo retorno das autoridades presentes, podemos verificar que é possível uma mudança de atitude. O GDF tem sinalizado e feito esforços para tentar contribuir para reduzir a burocracia", completa o representante da CBIC.



"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SECOVI-SP
Assilcon
Sinduscon-TAP
SECOVI- PB
Sinduscom-SL
FENAPC
ASEOPP
SECONCI BRASIL
Ademi – RJ
Sinduscon-AL
Sinduscon-RN
Ademi – ES
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea