Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

12/12/2019

Galeria Artística de Retratos homenageia beneméritos em Goiânia

O presidente do Serviço Social da Indústria da Construção (Seconci Goiás), Célio Eustáquio de Moura, inaugurou no dia 9 a  galeria de retratos dos ex-presidentes da instituição e homenageados, com obras elaboradas com a técnica de desenho “Crayon”, pelo artista plástico goiano Amaury Menezes e pelo cartunista mineiro Mariosan Gonçalves, durante coquetel na sede da organização no Jardim América, em Goiânia.

O projeto da galeria foi elaborado pela arquiteta convidada, Tereza Cristina Monteiro Siqueira, que privilegiou o uso de revestimento amadeirado na parede e tela em vidro para emoldurar os retratos dispostos harmonicamente.

A inauguração da galeria é uma iniciativa do atual presidente da entidade, Célio Eustáquio de Moura, e marca o coroamento de sua gestão, que se encerra no dia 31 de dezembro próximo. Segundo ele, “o intuito é valorizar a cultura e arte e prestar homenagem aos ex-presidentes da instituição e pessoas que contribuíram com sua fundação e história”.

À frente da instituição de 2016 a 2019, Moura se despede com a sensação de dever cumprido, destacando seu legado deixado para a organização “austeridade, conjuntamente com a evolução, qualificação e modernização do Seconci”. Como contribuição ele deixa melhorias na infraestrutura física e de sistemas, o que prepararam a organização para o momento de crescimento da economia e do setor imobiliário no Brasil.

Entre as principais ações realizadas no período, destaque para:

  • Investimentos em tecnologia da Informação e implantação do sistema para informatização dos prontuários
  • Início do Projeto Saúde Mental na Construção
  • Implantação de Usina de Microgeração de Energia Solar Fotovoltaica para produção de energia limpa para o próprio consumo da entidade, o que gera economia e sustentabilidade
  • Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade NBR ISO 9001:2015
  • Desenvolvimento de ações do Programa em Ética & Compliance
  • O Seconci Goiás também recebeu o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social – Edição 2017 pelo Projeto de Combate ao Tabagismo na Construção implementado em Goiânia.

 

Responsabilidade social

O Seconci Goiás é uma instituição civil sem fins lucrativos que visa à promoção da saúde e da segurança dos trabalhadores da construção civil, sendo mantida pelas contribuições voluntárias das empresas do segmento. Os serviços de assistência social e saúde são oferecidos gratuitamente as profissionais das empresas associadas à entidade, bem como a seus dependentes. Atualmente cerca de 200 empresas contribuem com a manutenção da entidade.

Somente em 2018 foram mais de 91 mil atendimentos gratuitos nas áreas de saúde ocupacional e assistencial. Em 2019, até o momento, foram prestados cerca de 88 mil atendimentos, totalizando uma média de 7.500 atendimentos mensais de 2016 a 2019 nas áreas de odontologia; consultas médicas ocupacionais; emissão de Atestado de Saúde Ocupacional (ASO); consultas de clínica geral; cardiologia; oftalmologia e ortopedia. A instituição também realiza exames laboratoriais e ocupacionais como audiometria, espirometria, possui posto de coleta para exames laboratoriais e um Centro de Diagnóstico em Cardiologia com estrutura completa para exames do coração, como teste ergométrico, m.a.p.a, holter, eletrocardiograma e ultrassonografia.  

Também oferece fisioterapia e sessões de pilates, atendimento na área de serviço social, realiza a elaboração do Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional (PCMSO); visitas e ações educativas periódicas, como palestras, nos canteiros de obras e qualificação dos trabalhadores da construção por meio dos treinamentos admissionais. “Nos sentimos gratificados por contribuir com a sociedade goiana, por meio do esforço conjunto deste importante segmento econômico. Confiamos que em 2020 a construção civil crescerá ainda mais e o Seconci está preparado para ampliar seu atendimento às famílias que dependem desta atividade profissional”, declara.

 

Beneméritos 

Entre os homenageados o conselheiro do Seconci Goiás Paulo Afonso Ferreira, vice-presidente Executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e ex-presidente da Fieg; e Joviano Teixeira Jardim (in memoriam) – ex-diretor Financeiro e vice-presidente do Seconci-GO e do Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Sinduscon-GO), organização que fundou o Seconci Goiás (com obras de Mariosan Gonçalves).

Também receberam homenagem na galeria, o patrono do Seconci Goiás, José Alves Fernandes Filho (in memoriam), ex-diretor administrativo da instituição e ex-presidente do Sinduscon-GO (com arte elaborada anteriormente por artista não identificado) e todos os seus ex-presidentes, com retratos assinados por Amaury Menezes, sendo eles Sérgio Aparecido Bonomi; Eduardo Bilemjian Filho; Hércules Gomes Nolasco; José Augusto Florenzano; Moacyr Soares Moreira, Jorge Tadeu Abrão e Célio Eustáquio de Moura.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
AEERJ – Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro
Sinduscon-TAP
Sinduscon-BA
Ademi – GO
Ademi – ES
Sinduscon-RIO
Sinduscon – Norte
Sinduscon-Vale do Itapocu
Ademi – MA
ASBRACO
Sinduscon-PA
Ademi – RJ
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea