Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

25/07/2011

Salvador registra aumento de 150% nas vendas de apartamentos

"Cbic"
25/07/2011 :: Edição  142

 

G1 – Globo/BR 23/07/2011
 

Salvador registra aumento de 150% nas vendas de apartamentos

Crédito mais facilitado tem ajudado para esse índice.Arquiteta dá dicas para otimizar espaço em imóveis pequenos.

 As vendas de apartamentos populares em Salvador tiveram um crescimento de 150% nos últimos dois anos. O crédito mais facilitado tem ajudado para esse índice.
 Geralmente os imóveis são menores, compactos, mas existem alguns truques pra deixar o apartamento mais espaçoso.
 Até 2009, os apartamentos populares representavam 20% dos empreendimentos lançados na capital baiana e região metropolitana. Hoje já são a metade do mercado imobiliário. Só no primeiro semestre de 2011, foram vendidas três mil unidades, e a expectativa é de que sejam comercializados até o fim do ano mais seis mil apartamentos, na faixa de renda entre três e seis salários mínimos.
 "O que acontece muito nesse produto é que muitas vezes as pessoas não sabem que hoje podem comprar. Não sabem que tem uma taxa de juros diferenciada, quase a metade do que é praticado no mercado, que tem subsídio. Então, é preciso cada vez mais que eles conheçam esse produto que, com certeza, de alguma forma ele vai se encaixar dentro da renda dele, explica José Azevedo Filho, diretor de habitação da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA).
 Esses empreendimentos são apartamentos com cerca de 50 m². Com o sonho realizado, vem o desafio de decorar com economia e aproveitar bem o espaço. A arquiteta Marília Summers dá dicas de como aproveitar melhor o espaço. "Existem recursos que a gente costuma usar para otimizar os ambientes pequenos, como por exemplo o uso de espelhos, de superfícies em vidros, porque alongam o ambiente. Procuro sempre usar uma decoração monocromática, com uma ou duas cores pontuadas. Isso serve para que ambientes pequenos pareçam maiores e fiquem realmente maiores", pontua.
 Segundo a arquiteta, as cores neutras, como o bege e branco, são as ideais para as paredes. "Nunca cores muito fortes porque elas costumam fechar o ambiente e a impressão de diminuir o ambiente é muito visível", indica. Summers completa dizendo que é bom evitar cores fortes como o vermelho, preto e roxo, em apartamentos pequenos. "Estão abolidos completamente, seria um pecado mortal", brinca. 
"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
FENAPC
Ademi – MA
Sinduscon-GO
Sinduscon Sul – MT
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-AP
Sinduscon-AM
Ademi – SE
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-SE
Sinduscon-ES
ADEMI – BA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea