Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

24/11/2022

Salvador adere à programa internacional da IFC para construções sustentáveis

Prefeito Bruno Reis assinará termo de assistência técnica com a IFC – International Finance Corporation nesta terça-feira (29), na sede do Sinduscon/BA

A capital baiana fará parte do seleto grupo de cidades brasileiras incluídas no programa internacional para construções sustentáveis. A assinatura do termo de assistência técnica firmado entre a Prefeitura de Salvador e a IFC – International Finance Corporation, membro do Grupo Banco Mundial, acontece nesta terça-feira (29), a partir das 9h, na sede do Sinduscon Bahia- Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia, na Pituba.

A solenidade contará com a presença do prefeito Bruno Reis; do gerente geral da IFC para o Brasil, Carlos Leiria Pinto; do presidente da Comissão de Meio de Ambiente – CMA/CBIC, Nilson Sarti; do presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim; do presidente da Ademi-BA, Cláudio Cunha; do presidente da FIEB, Ricardo Alban; além de representantes do setor privado local, como incorporadores e construtores.

Iniciado no Brasil em 2022, o Programa de Transformação de Mercado para as Construções Sustentáveis visa fomentar políticas públicas que possam promover incentivos para edifícios sustentáveis com certificação ambiental. Na capital baiana, a parceria irá fortalecer o Programa de Certificação Sustentável IPTU Verde, iniciativa da Prefeitura de Salvador que fomenta a construção de edifícios verdes através de descontos no IPTU e outros benefícios fiscais.

As atividades da assistência técnica entre a IFC e a Prefeitura de Salvador envolvem o intercâmbio de boas práticas internacionais de incentivos aplicados às construções sustentáveis, intermediação para trocas de experiências com as prefeituras de Bogotá e Cali, na Colômbia, e capacitação no software EDGE, uma inovação da IFC que tem como base um software que fornece soluções técnicas para adaptar o projeto do empreendimento a uma construção verde, com resultados ambientais e financeiros.

Durante o evento também será realizada uma capacitação em EDGE para o setor privado e no período da tarde o treinamento será dirigido aos funcionários públicos municipais envolvidos com o tema. 

As cidades de Belém, Manaus, Palmas, Porto Velho e Rio Branco já integram o programa no Brasil.

Veja abaixo a programação do evento:

O tema tem interface com o projeto “Incentivo a Sustentabilidade na Indústria da Construção”, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) e está alinhado com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: 7, 11, 13 e 17:

Objetivo 7. Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos

Objetivo 9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos

Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-PB
Sinduscon-CE
Sinduscon Sul – MT
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-DF
Sinduscon-RS
Ademi – PR
Sinduscon-MA
SECOVI-SP
Sinduscon-JP
Sinduscon-MG
Sinduscon – Norte
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea