Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

04/05/2021

Rigorosas medidas de prevenção: obras registram queda nos casos de Covid-19 

Os casos suspeitos de Covid-19 em obras do Estado de São Paulo caíram de 0,55% para 0,45% do contingente de trabalhadores; e os casos confirmados oscilaram de 0,21% para 0,20%.

Estes foram alguns dos resultados da 49ª Pesquisa “Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19”, realizada semanalmente por SindusCon-SP e Seconci-SP (Serviço Social da Construção).

Pela primeira vez em quatro semanas, não se registraram internações hospitalares nem óbitos nas empresas pesquisadas.

Os presidentes do Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), Odair Senra, e do Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), Haruo Ishikawa, recomendam às empresas muita atenção em relação à qualidade das máscaras.

De acordo com Senra e Ishikawa, “com o tempo é necessário trocar as máscaras em uso. Além disso, é recomendável o uso de duas máscaras nos trajetos. Uma cirúrgica e sobre ela uma de pano garantem 96,5% de eficiência, segundo especialistas”.

Nesta 49ª rodada, foram obtidas respostas de 50 empresas, responsáveis por 573 obras, envolvendo 38.508 empregos diretos e terceirizados, de 22 a 28 de abril.

Principais resultados da 49ª Pesquisa:

  • 0,45% afastados por suspeita de Covid-19;
  • 0,20% afastados por confirmação da doença;
  • 573 obras em andamento e nenhuma parada;
  • 98% do pessoal estão em atividade;
  • 100% das empresas adotam medição de temperatura e higienização das mãos, dão orientações diárias sobre prevenção, e higienizam e realizam demarcações em áreas de vivência;
  • 98% orientam sobre limpeza dos Equipamentos de Proteção Individual e afixam informativos impressos sobre a Covid-19 nos locais de circulação;
  • 94% fornecem máscaras para o transporte e para utilização na obra e realizam limpeza de EPIs e ferramentas e instituem horários escalonados para entrada, saída e refeições;
  • 88% realizam outras práticas para a prevenção da contaminação entre os trabalhadores e a comunidade.
  • 87% divulgam aos trabalhadores cartazes e vídeos de orientação do SindusCon-SP e do Seconci-SP;
  • 83% distribuem informativos eletrônicos sobre a Covid-19.

Os presidentes do SindusCon-SP e do Seconci-SP reafirmam o convite para mais empresas com obras no Estado de São Paulo participarem das próximas rodadas; basta enviar um e-mail para [email protected] e o Seconci-SP entrará em contato para incluir a construtora na enquete. As entidades garantem sigilo absoluto sobre as informações prestadas.

Veja os relatórios completos das rodadas da pesquisa:

Cinco últimas

40 a 44

35 a 39

30 a 34

25 a 29

19 a 24

13 a 18

7 a 12

Seis primeiras

Essa matéria integra o Mapeamento de Boas Práticas em Responsabilidade Social no setor da construção durante a pandemia do coronavírus dentro do ‘Projeto Responsabilidade Social e a Valorização do Trabalhador’, realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em correalização com Serviço Social a Indústria (Sesi Nacional).

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-TAP
SECOVI-GO
Sinduscon-PA
Sinduscon-PB
Sinduscon-Norte/PR
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-AM
ADIT Brasil
Sinduscon-SM
Sinduscon – CO
Sicepot-PR
Sinduscon-RN
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea