Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

30/03/2015

Requalificação de casarões de São Luís é tema de debate desta segunda-feira

O acervo de casarões de São Luís deverá ser requalificado para ganhar finalidade econômica e atrair ainda mais turistas para a capital maranhense.  O assunto foi o tema central do seminário Reabilitação e Renovação Urbana: Desafios e Oportunidades, promovido nesta segunda-feira, 30/03, no Salão Nobre da Fiema, em São Luís, no Maranhão.

O evento foi promovido pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA), juntamente com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O encontro reuniu a iniciativa privada e pública no debate e na busca de soluções para readequação dos imóveis históricos. A cidade tem 5.600 prédios tombados pelos governos estadual e federal.

De acordo com o presidente do Sinduscon-MA, Fábio Nahuz, o objetivo maior do evento foi sair das discussões e partir para as ações, já que São Luís necessita de um projeto dessa importância, por possuir grande acervo de imóveis históricos. A cidade, segundo ele, foi escolhida pela CBIC para a realização do seminário e implantação do projeto piloto de revitalização de áreas urbanas por concentrar grande número de casarões históricos que precisam ser revitalizados e viabilizados economicamente.

Durante o seminário, o consultor João de Sousa apresentou o estudo contratado pela CBIC sobre “Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais”, e o vice-presidente da FIEMG, Teodomiro Diniz Camargos, cases de Reabilitação por meio do Retrofit. Já a superintendente do Iphan no Maranhão, Kátia Bogéa, falou sobre “O PAC 2 – Cidades Históricas como Instrumento de Requalificação Urbana do Centro de São Luís”, e o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, sobre “O Papel da Sinfra na Readequação de Áreas Urbanas”. Durante o encontro, foram debatidos ainda os assuntos: “Operações Urbanas Consorciadas no Estatuto das Cidades” e “Requisitos Básicos das Propostas e Modelagem Financeira das Operações da Caixa”. 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sindicopes
Sinduscon-PB
Sinduscon-Mossoró
Sinduscon-MS
Sinduscon-MT
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
SECOVI-SP
Sinduscon-PR
APEOP-PR
Sinduscom-VT
Sicepot-RS
ADEMI – BA
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea