Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

31/08/2011

Relator apresenta parecer para o Código Florestal

"Cbic"
31/08/2011 :: Edição 169

 

Jornal Valor Econômico/BR 31/08/2011
 

Relator apresenta parecer para o Código Florestal

As principais mudanças propostas pelo senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) ao projeto do Código Florestal, a ser apresentado hoje na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), transformam a nova lei em um instrumento exclusivo para questões ambientais no país, definem quais tipos de intervenção podem ser feitas no meio ambiente e fixam julho de 2008 como data-limite para o "perdão" a desmatamentos irregulares.
 O senador Luiz Henrique optou por dividir seu parecer em duas partes. A parte do mérito será discutida em três comissões do Senado: Agricultura, Ciência e Tecnologia (das quais ele também é o relator) e do Meio Ambiente, cujo relator é o senador Jorge Viana (PT-AC).
 A primeira mudança, no artigo 1º, altera o texto original da Câmara dos Deputados ao suprimir as expressões "dispõe sobre as"; e "define regras gerais sobre", respectivamente, para dar ao texto um entendimento "claro e preciso", segundo o senador, sobre a exclusividade do Código Florestal em questões ambientais.
 No artigo 3º, foram adicionados três incisos que definem quais atividades e obras podem ser realizadas em áreas de utilidade pública, interesse social e atividades eventuais ou de baixo impacto ambiental, conceitos introduzidos pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) no relatório da Câmara.
 A redação do artigo 8º foi refeita, segundo o relator, para "não dar margem" à interpretação segundo a qual o texto aprovado pela Câmara permitiria novos desmatamentos. O parecer de Luiz Henrique mantém o uso das Áreas de Proteção Permanente (APPs) também para atividades agrossilvopastoris (culturas agrícolas ou criação de animais), incluída na Câmara. O objetivo é esclarecer que se trata das áreas consolidadas até 22 de julho de 2008.
 No parecer da CCJ, o senador catarinense pretende, primeiro, dar "autoaplicatividade" ao novo Código Florestal. Além disso, deixar claro que a proposta não permite novos desmatamentos e que Estados e Distrito Federal têm autonomia no detalhamento do Programa de Regularização Ambiental (PRA), a partir de normas gerais fixadas pela União.
 O senador prevê que haverá pedido de vistas do projeto e estima que a votação só será possível em uma próxima reunião da CCJ. Por isso, pretende convocar uma reunião extraordinária para 6 de setembro. Apesar da meta de votar a matéria na próxima semana, os senadores dizem que seria difícil contar com um quórum suficiente. Caso haja um acordo, a matéria ficaria para ser votada no dia 14 de setembro.
 O relator do Código na Comissão de Meio Ambiente, senador Jorge Viana (PT-AC), disse que não tem divergências em relação à data da votação, mas que apoia a apreciação pela CCJ no dia 14 de setembro. "No dia 13, teremos uma audiência com juristas. Seria importante que a votação ocorresse no dia 14, logo após esse encontro", diz Viana.
 O projeto de reforma do Código Florestal foi aprovado na Câmara em 25 de maio, com 410 votos favoráveis, 63 contrários e uma abstenção. A votação confrontou ruralistas e ambientalistas.
"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-DF
Sicepot-RS
Sinduscon-MT
Ascomig
Sinduscon-Caxias
Sinduscon-SP
Sicepot-PR
Sinduscon-RN
ASSECOB
Sinduscon-SF
SINDUSCON – SUL
Sinduscon-RS
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea