Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

06/02/2012

Projeto de qualificação de mulheres na construção civil será implantado em outros estados

O projeto Mão na Massa, de qualificação de mulheres no setor da construção civil fluminense, será implantado em outros estados. Pioneiro, o projeto implantado há cinco anos já formou 370 operárias (pintoras, carpinteiras, armadoras e eletricistas) e agora será implantado em municípios da Bahia, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais, entre outros do próprio Rio de Janeiro.

Essa expansão ocorrerá a partir do próximo semestre e se deve ao interesse dessas cidades em adotar a metodologia e tecnologia adotadas no projeto.

Podem participar do curso mulheres entre 18 e 45 anos, com, no mínimo, o 5º ano do ensino fundamental.

As aulas têm duração de seis meses (460 horas), de segunda a sexta-feira, na parte da manhã. As alunas recebem apostila, material escolar, equipamento de proteção individual, vale-transporte e lanche.

A equipe conta com cerca de 30 profissionais que ensinam disciplinas diversas como matemática, nutrição, cidadania, educação física, segurança do trabalho e dicas sobre postura na hora de carregar peso na obra.

A etapa prática do projeto dura dois meses e é realizada em canteiro de obras. Nesse período, é oferecida uma bolsa-auxílio de R$ 200 mensais às alunas.

Ao final do curso, a recém-formadas recebem um kit de ferramentas para facilitar o acesso ao emprego.

Todas as alunas são cadastradas em um banco de empregos do projeto e quando uma obra ou um contrato de trabalho é encerrado, as operárias que estiverem desempregadas são remanejadas para outras empresas clientes.

Dados do Ministério do Trabalho e Emprego apontam que, entre 2007 e 2009, o número de mulheres contratadas nas empresas da construção cresceu 44,5%. Em 2009, o setor da construção registrou um aumento de 32,65% nas contratações, passando para mais de 2,221 milhões de trabalhadores. Desse total, cerca de 172,734 mil eram mulheres (7,78%).

Fonte: Agência Brasil.
 

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – PE
Sinduscon-SP
Sinduscon-Oeste/PR
Ascomig
Sicepot-RS
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
ANEOR
Sinduscon-RN
Sinduscon-ES
APEOP-SP
Sinduscon-AC
Ademi – PR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea