Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

21/09/2010

Programa de Inovação Tecnológica da CBIC motiva palestra do presidente da Antac em Belo Horizonte

O Programa de Inovação Tecnológica (PIT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) foi o fio condutor da palestra “Inovação Tecnológica na Construção”, proferida pelo presidente da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac), Francisco Ferreira Cardoso, no último dia 17, em Belo Horizonte, durante o Minascon/Construir Minas 2010.

Cardoso focou sua palestra na relação entre a oferta de pesquisa e inovação na área de tecnologia do ambiente construído oferecida pelas universidades brasileiras e a demanda das empresas do setor. Ele apresentou dados que comprovam que existem diversos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) no país que investem na produção de pesquisas na área da construção civil.

Especificamente em inovação tecnológica focada no setor, são nove centros totalizando 37 pesquisas, assim distribuídos: dois centros de pesquisas em Pernambuco, com oito trabalhos; um na Bahia, com três pesquisas; um no Rio de Janeiro, com quatro produções; um em Minas Gerais, com três pesquisas; três em São Paulo, com 13 trabalhos e um no Rio Grande do Sul, com seis produções.

O problema, segundo ele, é que não existem informações estruturadas e precisas das demandas das empresas do setor em relação à inovação tecnológica.

Faltam ainda informações sobre os investimentos, ações e resultados das organizações. Francisco Cardoso, que também é professor titular do Departamento de Engenharia de Construção Civil – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e coordenador do Projeto Ciência e Tecnologia para a Inovação na Construção, integrante do PIT da CBIC, ressaltou a necessidade de uma maior aproximação entre centros de pesquisa e entidades e empresas do setor, de forma sistêmica e integrada e em escala nacional.

Na ocasião, destacou a importância da atuação da CBIC nesse sentido. “Pelo que eu saiba, esta (referindo ao PIT/CBIC) é a primeira iniciativa nacional que está procurando resolver essa questão da oferta e da demanda”, enfatizou.

Em sua palestra, o professor apresentou também exemplos de projetos de inovação tecnológica aplicada à construção civil.

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-BC
SECONCI BRASIL
Sinduscon-Pelotas
Sinduscon-RO
SECOVI-SP
Sinduscon-RN
FENAPC
Sinduscon PR – Noroete
ANEOR
Ascomig
Sinduscon-SF
ADIT Brasil
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea