Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

31/08/2020

Prêmio CBIC de inovação e sustentabilidade terá 5 categorias

No próximo dia 1º de setembro, às 14h, durante evento virtual, via plataforma Zoom, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), vai lançar oficialmente a 23ª Edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade. A premiação será dividida em cinco categorias: Materiais e Componentes; Sistemas Construtivos; Gestão da Produção e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D); Pesquisa Acadêmica e Startup.

O objetivo do prêmio é valorizar e divulgar soluções relacionadas à tecnologia, gestão da produção e sustentabilidade dos empreendimentos de construção civil que contribuam para a modernização da indústria da construção brasileira. Podem se inscrever profissionais que atuem em empresas públicas, mistas ou privadas, startups, órgãos públicos, pesquisadores, professores, profissionais autônomos, estudantes de graduação e de pós-graduação de todo o País e de empresas e instituições estrangeiras.

Dentre as novidades desta edição, a evolução da Categoria Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para a Categoria de Startups, bem como a inscrição das inovações por meio de vídeos, a etapa de apresentação em um webinar e, na sequência, a abertura da participação do público na votação.

As modificações efetuadas contaram com a parceria do Grupo CBIC Jovem, formado por jovens empresários da Comissão de Responsabilidade Social (CRS) da entidade. “A mudança vai nos permitir alcançar um novo grupo de empreendedores, os jovens das startups, contribuição mais que necessária aos construtores e incorporadores que almejarem vencer num mercado cada vez mais competitivo”, completa Klavdianos.

O evento de lançamento do Prêmio também contara com a participação do presidente da Associação Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído (Antac), professor Sergio Scheer (UFPR), que apresentará o tema ‘Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação – PD&I para a Construção’.

A 23a Edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade está contido no projeto ‘Inovação e Tecnologia’, realizado pela CBIC, por meio da sua Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

Saiba mais sobre o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade da CBIC, durante o evento de lançamento.

Inscreva-se e confira!

 

PD&I para a Construção

Após um processo coletivo e colaborativo realizado em oficinas no ano de 2012, em 2013 foi divulgado um documento de estratégia para formulação de uma política de Ciência, Tecnologia e Inovação para a área de tecnologia do ambiente construído a partir da liderança da Câmara Brasileia da Indústria da Construção (CBIC), participação de entidades do setor e da academia, por meio da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac).

Segundo o presidente da Antac, no final do horizonte de dez anos traçado nesse documento ainda estão presentes gargalos que necessitam ser superados para que os desafios levantados sejam adequadamente enfrentados. Um dos gargalos é o distanciamento entre academia e setor produtivo. Por um lado, existe ainda uma tímida difusão de informações sobre o conhecimento produzido na lidas acadêmicas.

“É preciso maior receptividade e amplificação dos canais de comunicação de modo a levar ao mercado o que se pesquisa e se desenvolve nas universidades e centros de pesquisa, as instituição de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). É preciso maior divulgação dos resultados do binômio de P&D que se revela na forma de potencial para inovação no setor da construção. Ainda mais, é mister divulgar os canais já existentes e criar outros com linguagem mais próxima do mercado”, destaca Scheer, completando que “é também necessário divulgar e amplificar os mecanismos de transferência (de tecnologia) desses resultados de P&D, como em projetos de desenvolvimento de aplicação desses conhecimentos que levam à melhoria ou à criação de processos e produtos inovadores. Sim, esses resultados potencializam a geração de inovação, uma resposta tangível para a sociedade”, diz.

Por outro lado, ainda existe distanciamento entre o meio acadêmico e os agentes produtivos. Pela natureza, os seus interesses são diferentes e precisam ser mutuamente entendidos na busca de um cenário que permita a formulação de parcerias certamente profícuas para ambos. Os interesses comuns e as parcerias podem ser promovidos.

“Assim, iniciativas como o Prêmio CBIC, na sua 23ª edição e com o tema Inovação e Sustentabilidade, promovem uma aproximação dessas partes e ajudam à comunicação.  É inegável a necessária promoção da inovação e das construções mais sustentáveis no setor da construção. Esse binômio não acontece sem a existência de um base científica que permite o desenvolvimento de processos e produtos que por sua vez proporcionam visões especiais e favoráveis à geração de inovação com melhoria ou criação de processos e produtos e eventual criação de novos negócios. As inúmeras construtechs (há mapeamento com mais de 700 no Brasil), as startups do setor da construção, demonstram as oportunidades proporcionadas pela inovação. De forma consequente, a pesquisa e o desenvolvimento relevantes para a sociedade desencadeiam em inovação. Não acontecem de modo isolado e desvinculado”, conclui.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Oeste/PR
Assilcon
Sinduscon-PLA
Ademi – PR
Sinduscon-AC
Aconvap
Ademi – DF
Ademi – PE
SECONCI BRASIL
Sinduscom-VT
FENAPC
Sinduscon – Norte
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea