Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

28/01/2022

PNAD: população ocupada cresce 4,6% na construção

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta sexta-feira (28), os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) referentes ao trimestre móvel de setembro a novembro de 2021. De acordo com o levantamento, a Construção Civil registrou crescimento de 4,6% em sua população ocupada, em relação ao trimestre móvel de junho a agosto do mesmo ano.

De acordo com a economista do Banco de Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos, o número de ocupados no setor passou de 7,159 milhões para 7,490 milhões, com o aumento de 332 mil novas vagas entre um trimestre e outro. Os dados da PNAD Contínua envolvem o mercado de trabalho formal e informal.

Comparado ao trimestre entre setembro a novembro do ano anterior (2020), a Construção Civil apresentou um acréscimo de 1,248 milhão de ocupações, o que correspondeu a um crescimento de 20%. Assim, o total de ocupados passou de 6,243 milhões no trimestre móvel de setembro a novembro/20 para 7,490 milhões em igual período de 2021.

“A CBIC projetou alta de 7,6% para o Produto Interno Bruto (PIB) do setor em 2021, o melhor desempenho dos últimos 10 anos. Mas a Construção poderá surpreender ainda mais e apresentar crescimento superior a 8%. Este é o resultado de um ciclo de negócios que foi iniciado em 2020”, disse Ieda.

A especialista ainda salientou que o crescimento do setor no ano passado foi superior ao da economia nacional, cujas projeções indicam avanço inferior a 5%. “A preocupação reside na necessidade de novos ciclos de negócios em 2022, para que a Construção possa continuar avançando, mesmo diante dos vários desafios no cenário macroeconômico”, concluiu.

A matéria integra o projeto ‘Banco de Dados da Construção (BDC)’ da CBIC com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SINDUSCON – SUL
Ademi – GO
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon – CO
Sinduscon Chapecó
Ascomig
Sinduscon-RN
Abrainc
ASSECOB
APEOP-SP
Sinduscon-SM
Sinduson – GV
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea