Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

11/03/2010

PIB negativo do setor não reflete a realidade da Indústria da Construção

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira, dia 11, o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) em 2009.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) questiona os números divulgados pelo IBGE, no que se refere ao PIB da construção civil.

O resultado mostra que o setor registrou uma queda de 6,3% em 2009, o que não condiz com a realidade vivenciada pelo segmento.

A entidade defende uma reavaliação da metodologia utilizada pelo órgão.

No ano passado, o setor reuniu uma série de dados positivos, como a expansão do emprego e a estabilidade da venda de cimento.

O presidente da CBIC, Paulo Safady Simão, concorda que houve uma desaceleração em relação aos anos anteriores em função da crise econômica, mas aposta em um número positivo, diferente do que registrou o IBGE.

Em 2008, o PIB da construção cresceu 8,2%.

De acordo com estimativas elaboradas pela FGV Projetos, a expansão setorial em 2009 foi de 1%.

A metodologia para cálculo do PIB (valor adicionado) trimestral do setor é realizada com base na produção de materiais de construção, que apresentou os mesmos 6,3% de queda (segundo a Pesquisa Industrial Mensal do IBGE). I

Isso ocorreu porque quando a crise econômica chegou ao comércio, as construtoras, de uma forma geral, possuíam estoques elevados, afinal o mercado vinha em fase de expansão.

As indústrias seguraram a fabricação dos insumos, mas o mercado da construção permaneceu aquecido, o que não foi refletido nos cálculos do IBGE.

Ainda que esses números sejam ajustados, posteriormente, no resultado das Contas Nacionais (IBGE), a CBIC ressalta que é importante repensar as estimativas de crescimento da construção nos resultados trimestrais do PIB para evitar essa desconexão.

Para 2010, a CBIC estima um crescimento de 9% no PIB.

A projeção positiva se deve ao andamento dos programas Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), além das obras para a Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, que atrairão investimentos para os segmentos de infraestrutura e imobiliário.
 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
SECOVI-SP
Sinduscon Anápolis
Sinduscon-AM
SECONCI BRASIL
SINDUSCON – SUL
ASEOPP
Sinduscon PR – Noroete
SINDUSCON SUL CATARINENSE
Sinduscon-RR
Ademi – PR
Sinduscon-GO
Sinduscon-Caxias
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea