Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

01/06/2023

PIB cresce 1,9%, mas construção tem queda de 0,8% no 1TRI

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,9% no primeiro trimestre deste ano em comparação com os últimos três meses de 2022. O número, que é a soma de todo o valor gerado na economia, foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (1º).

O crescimento da economia brasileira foi puxado pela agropecuária, que subiu 21,6% no período. Já o PIB da construção, no primeiro trimestre caiu 0,8% em relação ao quarto trimestre do ano passado. O setor de serviços registrou alta de 0,6% e a indústria recuou 0,1%.

De acordo com a economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos, os dados se referem à queda dos lançamentos imobiliários do primeiro trimestre deste ano, que caíram 44,4% em relação ao período anterior. “O resultado do PIB mostrou que o ciclo de negócios da construção está com dificuldade de ser renovado em função da taxa de juros elevada. O cenário vivenciando hoje, que ainda movimenta o mercado de trabalho, é fruto do ciclo de negócios iniciado lá trás”, disse.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2022, o PIB apresentou alta de 4%. O PIB da construção cresceu 1,5% em relação aos três primeiros meses do ano passado. De acordo com o IBGE, o PIB do primeiro trimestre de 2023 totalizou R$ 2,6 trilhões.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-Pelotas
Abrainc
Sindicopes
Sinduscon-RO
Sinduscon-AL
ADEMI – BA
Sinduscon-Oeste/PR
ADEMI-AM
Sinduscon-Caxias
ASEOPP
Sinduscon-BC
Ademi – AL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea