Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

07/10/2021

Pesquisa da CBIC mostra dificuldade para contratação de mão de obra no país

A contratação de mão de obra na construção tem sido um problema para as empresas nos últimos meses. A afirmação é resultado de levantamento realizado pela Comissão de Políticas de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que foi apresentado na edição do Quintas da CBIC de hoje (07).

Dentre os fatores analisados no estudo estão faturamento da empresa, obras em andamento, dificuldades enfrentadas, benefícios e pagamentos. Das empresas entrevistadas pela entidade, 77% alegaram ter dificuldade de contratar trabalhadores. Do total, 56% alegaram que faltam profissionais no mercado, 59% destacaram a ausência na qualificação e quase 29% disseram que o valor da remuneração pedido estava muito elevado.

Mestre de obras e carpinteiro são os profissionais mais difíceis de se contratar, segundo o estudo. Mais de 65% das empresas listaram a contratação de mestre de obras como “muito difícil” e carpinteiro chegou a 55%. Pedreiro (46%) e encarregado (48%) também figuraram entre os mais difíceis de contratação.

“Já temos o perfil claro: o profissional de produção é o mais difícil hoje. Muitas empresas não têm o seu programa de capacitação e buscam isso no mercado. E o mercado não está qualificando essas pessoas de forma suficiente para atender a nossa demanda”, destacou o presidente da CPRT/CBIC, Fernando Guedes.

Durante a live, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, disse ser necessário tentar criar situações e capacitações para gerar melhoria da competitividade e da produtividade setorial.

Mesmo com os entraves na contratação, a indústria da construção, segundo dados do Caged, tem os melhores salários médios de admissão (R$ 1.843,79), perdendo somente para o setor de serviços (R$ 1.947,92).

“A pesquisa trouxe uma realidade nua e crua. Ela relata uma realidade de canteiro de obras e do que está acontecendo na construção civil”, afirmou o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário (Contricom), Altamiro Perdoná.

Clique aqui e assista ao evento!

O Quintas da CBIC contou com a participação do presidente da entidade, José Carlos Martins, do presidente da CPRT/CBIC, Fernando Guedes, e do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário (Contricom), Altamiro Perdoná.

A iniciativa tem interface com o projeto “Realização/Participação de/em Eventos Temáticos de RT/SST” da Comissão de Políticas de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, em correalização com o Sesi Nacional.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Ademi – DF
Aconvap
Sicepot-RS
Sinduscon-Mossoró
Assilcon
Sinduscon – Vale do Piranga
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon PR – Noroete
Sinduscon-Norte/PR
Abrainc
ADEMI-AM
Sinduscon Chapecó
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea