Logo da CBIC

AGÊNCIA CBIC

28/03/2014

Período de obras é cada vez menor

"Cbic"
28/03/2014

Valor Econômico

Período de obras é cada vez menor

Por Carlos Eduardo Cherem | Para o Valor, de Belo Horizonte 

 Com o aquecimento do setor, o cenário é de busca crescente por novos materiais que aumentem a competitividade na construção. "Uma casa que demora oito meses para ser construída no sistema tradicional, com materiais de alvenaria, pode ser erguida em quatro dias, com paredes de painéis de resina e poliéster reforçado com fibra de vidro", diz o gerente de engenharia e desenvolvimento de mercado da MVC, Erivelto Mussio.

A empresa, controlada pela Artecola e Marcopolo, com operações em seis Estados, desenvolve plásticos de engenharia e soluções de compósitos (plásticos de alta perfomance) para a construção civil. Esse material pode substituir o aço nas obras.

Nas paredes, a MVC utiliza perfis compósitos (plásticos), produzidos pelo processo de pultrusão, e painéis do tipo sanduíche de lâminas, em compósitos reforçados com fibra de vidro e núcleos especiais, que sustentam o desempenho térmico, acústico e de resistência ao fogo. "Além da maior velocidade na construção, em relação ao sistema tradicional, os compósitos têm maior resistência, flexibilidade, conforto térmico e acústico, e desperdício zero na execução da obra", afirma Mussio.

O faturamento da MVC deve pular de R$ 272 milhões em 2013 para R$ 1 bilhão em 2014, segundo o gerente da empresa, e a participação da construção civil na receita da empresa, que gira em torno de 30%, pode chegar a 70%.

A Aubicon, especializada na produção de mantas acústicas, utilizadas em revestimentos, e pisos ecológicos, com planta industrial em Extrema (MG), lançou recentemente uma manta acústica que se adapta às novas normas de desempenho da construção civil. Segundo o diretor administrativo da Aubicon, Alberto Safra, o produto é uma solução para construções cujos projetos estão adiantados e não adaptados às novas normas e exigências no setor em relação aos contrapisos.

O diretor da Aubicon lembra que, para utilizar as principais soluções acústicas disponíveis no mercado, as empresas teriam de construir um contra piso mais espesso, de quatro centímetros.

"A manta tem uma alta densidade e baixa espessura e pode ser utilizada nos projetos em andamento", afirma Safra.

A Tecnogrés, empresa do Grupo Incefra, especializada na produção de revestimentos cerâmicos para pisos e paredes, com planta industrial em Dias D'Ávila (BA), lançou recentemente uma linha anti-pichação. Segundo o diretor de marketing do grupo, Marco Diehl, como o produto é fabricado por queima em altas temperaturas, ele ganha características técnicas elevadas.

"O revestimento suporta a ação de intempéries sem perder a cor ou rachar. Resiste à presença de produtos químicos, com baixa absorção de água. Além disso, é resistente a esponjas abrasivas, que podem ser usadas para remoção das tintas, sobretudo spray", afirma Diehl. O executivo explica que, além das altas temperaturas na sua fabricação, a linha anti-pichação utiliza massa clara atomizada e tecnologia monoporosa, que lhe dão também maior durabilidade.

 


"Cbic"

 

COMPARTILHE!

Abril/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-MT
Sinduscon-PA
Ademi – PE
Sinduscon-JP
FENAPC
Sinduscon-AP
Sinduscon-Oeste/PR
Sinduscon-Caxias
Assilcon
APEOP-PR
Sinduscom-SL
Ademi – AL
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea