Logo da CBIC
31/05/2019

Participantes do BIM Colaborativo apresentam resultados do projeto

Participantes do BIM Colaborativo fizeram um balanço positivo da iniciativa. Foto: PH Freitas

Chegou ao fim nesta sexta-feira (31) o projeto-piloto do BIM Colaborativo, com a participação de 16 empresas brasilienses. A iniciativa visa viabilizar a introdução da Modelagem da Informação da Construção (BIM) no cotidiano do setor imobiliário. O encerramento ocorreu na sede do Sindicato da Indústria da Construção do Distrito Federal (Sinduscon-DF) e contou com a apresentação dos resultados das equipes, que fizeram um balanço positivo da experiência.

O BIM Colaborativo é uma parceria entre a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional), o Sinduscon-DF e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do DF (Sebrae-DF). O piloto começou em outubro do ano passado, com o apoio de consultoria especializada e dos principais desenvolvedores de software BIM do mercado.

O trabalho foi dividido em várias fases, como explica o responsável pela coordenação técnica do projeto, Rogério Suzuki. As atividades incluíram workshops, alinhamento conceitual, estudos dos processos e objetivos de implantação do BIM para os empreendimentos, de acordo com a especialidade e sistema de gestão de cada um. “O objetivo é fomentar micro e pequenas empresas do DF”, disse o engenheiro.

Uma vez delineadas as metas, foram formadas seis equipes, que trabalharam cooperativamente no desenvolvimento das soluções em BIM escolhidas. A consultora da Vista Consultoria Márcia Codecco encabeçou o iniciativa junto à Suzuki e elogiou o esforço de todos os envolvidos. “Fizemos todo um nivelamento antes de começar os projetos. Foi muito bom e dinâmico”, avaliou.

A arquiteta da Itebra Maricélia Lisboa foi uma das inscritas. Foi a primeira vez que a empresa teve contato com o BIM. “Entramos sem nenhuma experiência e foi muito gratificante ver a implementação da ferramenta na empresa. É um ciclo constante. Aprendemos bastante”, relatou.

Outros participantes já tinham familiaridade com o BIM, mas, mesmo assim, contaram que a oportunidade trouxe muito aprendizado. É o caso do diretor da Apex Engenharia, Eduardo Aroeira Almeida, cuja empresa já utiliza a tecnologia. “Foi excelente. Já esperava ganhos, mas o BIM Colaborativo permitiu identificar possíveis melhorias e nos aprofundar ainda mais”, salientou.

O diretor da Verko Engenharia, Ricardo Alexandre Gois Ferreira, também descreveu a experiência como muito produtiva. “Pudemos otimizar processos e galgar resultados num curto período de tempo”, comentou. Ele também trabalha na Infraero, que já adota o BIM para projetos, e diz que aplicará os conhecimentos também para obras e manutenção.

Para a diretora de projetos da Síntese Acústica Arquitetônica, Fabiana Curado, o pontos de destaque foi poder ver as diversas funcionalidades e benefícios do BIM. “O mais interessante foi ver envolvida toda a cadeia produtiva, como projetistas, incorporadoras e pessoal de orçamento, e entender como o mercado funciona por meio desse modelo”, detalha.

As equipes contaram com a ajuda de desenvolvedores especializados, que também disponibilizaram os programas e ferramentas necessários de forma gratuita. O assessor para o mercado corporativo e governo da AltoQI Jordayn Wall Thomaz de Almeida foi um deles. “Pudemos demonstrar na prática como é trabalhar com esses softwares”, relatou.

Todos os participantes receberam certificados. Durante a cerimônia de encerramento, o vice-presidente da área de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da CBIC, Dionyzio Klavdianos, ressaltou o sucesso da ação. “É uma iniciativa única no país e esperamos que seja ampliada para outras cidades”, afirmou.

O BIM é um dos temas trabalhados pela CBIC no projeto Tendências e Melhorias de Gestão, Tecnologia e Inovação na Construção, correalizado pelo Senai Nacional. 

Veja a galeria de fotos.

COMPARTILHE!

Março/2024

Parceiros e Afiliações

Associados

 
Sinduscon-AP
Sinduscon – Foz do Rio Itajaí
Sinduscon-SM
FENAPC
Abrainc
Sinduscon-Norte/PR
Sinduscon-AL
SECOVI- PB
ADEMI – BA
ASSECOB
Sinduscon – Grande Florianópolis
ANEOR
 

Clique Aqui e conheça nossos parceiros

Afiliações

 
CICA
CNI
FIIC
 

Parceiros

 
Multiplike
Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea